Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Plano Regional de Saúde...

Plano Regional de Saúde é discutido em reunião em Videira

plano regional de saude 20150930 1281396124

A 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), sediou, na manhã desta terça-feira, dia 30, uma reunião sobre o Plano Regional de Saúde. Estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing; o secretário regional Dorival Carlos Borga, e os prefeitos de Salto Veloso, Claudemir Cesca; de Arroio Trinta, Alcidir Felchilcker; de Tangará, Euclides Cruz; e de Fraiburgo, Ivo Biazzolo. Ainda integraram o encontro o gerente de saúde, Geancarlos Farinon Flores de Matias, o diretor do Hospital Salvatoriano Divino Salvador, Flamarion Lucas e os secretários municipais da região.

 

 Durante o encontro, foi abordado o estudo realizado pela equipe de saúde da regional, com o aporte da Regional de Saúde de Joaçaba, sobre a vocacionalização dos hospitais da região. Atualmente, a 9ª SDR conta com cinco hospitais com atendimento ao SUS: Fraiburgo, Videira, Arroio Trinta, Salto Veloso e Tangará; e que enfrentam dificuldades de manutenção.

Segundo o secretário regional, Dorival Carlos Borga, o objetivo foi construir um plano de saúde que viabilize todos os hospitais e que fortaleça o atendimento à saúde na regional. “De forma alguma queremos suprimir atendimentos, pelo contrário, queremos fortalecer o sistema, com o objetivo de ampliar serviços e encurtar distâncias. Esse plano já vem sendo estudado há algum tempo e foi construído a quatro mãos, ouvindo todas as partes”, afirmou o secretário.

O projeto foi apresentado pelo gerente de saúde, que enalteceu que a ação passará por análise do Governo do Estado e que poderá ser ajustada. Segundo Farinon, no plano regional, todos os hospitais serão referências em alguns atendimentos, buscando uma maior eficiência nos atendimentos e uma auto-sustentação. Pelo projeto, Salto Veloso seria referência no atendimento Psicossocial, tendo a unidade dividida para o atendimento básico, inclusive com horário prolongado, e outra específico para o Atendimento Psicossocial, que abrangeria as necessidades regionais deste atendimento.

Arroio Trinta, segundo o projeto, passaria a ser pronto atendimento 24 horas, tendo o aporte do Estado para sua manutenção. Tangará com rede de urgência e emergência e possibilidade de credenciamento de leitos de longa permanência e tratamentos prolongados. Já Fraiburgo contemplaria quatro leitos para atendimento psicossocial, 30 leitos de retaguarda, podendo ser referência também para o suporte a gestante.

O Hospital Salvatoriano Divino Salvador, de Videira, seria a referência regional, com possibilidade de atendimento em alta complexidade em ortopedia, não necessitando aporte do Estado de manutenção, somente o pagamento dos procedimentos realizados. O objetivo, segundo Farinon, é diminuir a fila de espera de pessoas que aguardam os procedimentos dessa natureza.

Segundo o secretário de Estado João Paulo Kleinubing, o plano será avaliado pela secretaria e dentro de  um mês uma nova reunião deverá ocorrer com as definições. “Os planos regionais de saúde são os direcionamentos que o Estado pretende seguir para ampliar e melhorar o atendimento, e a 9ª SDR está na frente com um projeto já estruturado e pronto para ser aplicado. Não posso garantir, mas reforço que há possibilidades desse plano sair do papel e beneficiar de forma considerável a comunidade, as prefeituras e a região”, finalizou Kleinübing.

{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}