Saúde e Prevenção nas Escolas reúne dezenas de alunos em Videira

Dois dias de capacitação e aprendizagem. Esse é o objetivo do evento “Saúde e Prevenção nas Escolas”, que foi realizado no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrevi), na quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de setembro. Mais de 40 alunos estiveram integrando a capacitação que visa agir de forma interdisciplinar e prover a formação de multiplicadores de ações de saúde dentro do universo estudantil.
Segundo a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, a iniciativa faz parte do programa saúde e prevenção nas escolas, que acontece em parceria entre Ministério da Educação e Ministério da Saúde. A organização do evento acontece entre a 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), por meios das Gerências de Educação (Gered) e de Saúde (Gersa) e a Prefeitura de Videira. “O projeto acontece há mais de cinco anos e os resultados são expressivos, com trabalhos desenvolvidos nas escolas públicas da região, tendo sido divulgados inclusive nacionalmente em outros momentos. A relevância desta iniciativa está no sentido de que põe o jovem como protagonista da sua história, multiplicando para outros jovens conhecimentos sobre a importância dos cuidados com a saúde”, afirmou.
A educação de pares, que neste caso acontece entre jovens da mesma idade, é uma das estratégias utilizadas pelo Núcleo de Educação e Prevenção da Gered, que organiza capacitações também a professores nos eixos temáticos de sexualidade, cultura da paz e prevenção às drogas. Os trabalhos desenvolvidos em sala de aula são multiplicados, a exemplo, da exposição realizada durante a Mostra Regional de Conhecimento, no mês de agosto, na EEB Professor Eurico Rauen.
A cada ano, dois estudantes das 8ª séries e um professor de todas as unidades escolares municipais e estaduais de Videira participam do curso e voltam com a missão de propagar os conhecimentos adquiridos neste espaço, tendo nos professores orientadores o aporte necessário.
A programação teve início às 8 horas, da quarta-feira, 16, com uma apresentação cultural, seguido por uma apresentação sobre as Etapas do Desenvolvimento Humano, da professora Vera Lucia Baratto Schiochet, integrante da Escola de Pais. Na sequência, o instrutor do Programa de Erradicação das Drogas e Violência (Proerd), cabo João Luis Rosnowski, abordou o tema Álcool e Drogas. Os “Doutores da Alegria” também utilizaram o espaço para alertar sobre a importância da prevenção. Os alunos multiplicadores de 2014 ainda utilizaram o espaço para apresentar os bons exemplos aplicados a partir do conhecimento adquirido neste projeto. A psicóloga Josiane Loss, ainda encerrou o primeiro dia de capacitação com uma palestra sobre Auto-Estima.
Na quinta-feira, 17, a programação prosseguiu com o repasse de informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, palestrado pela enfermeira May Keler da Silva. O Dr. Jacson Antonio Santana abordou as Hepatites Virais. A gravidez na adolescência e os métodos contraceptivos também foram informados em uma palestra apresentada pela equipe da Secretaria de Saúde de Videira. No período da tarde foram abordados Higiene Pessoal, Promoção de Saúde e Exposição em Redes Sociais.
Para a professora, Daniela Piano, da EEB Madre Terezinha Leoni, a iniciativa já traz resultados positivos. “É um projeto diferente que visa promover a comunicação entre os jovens. Na Escola já percebemos inúmeros avanços e melhorias. Um dos índices que houve uma redução significativa foi o de adolescentes grávidas”, destacou. A professora Maria Isabel Cordeiro, da EEB Governador Lacerda, também enalteceu a iniciativa reforçando que o diálogo é mais facilitado entre eles.
Os alunos: Amanda Conceição Alves Moreira e Ericke Gomes Bracello, integraram a comitiva dos multiplicadores e estão ansiosos com o desafio. Segundo eles, a capacitação foi muito interessante e a perspectiva é auxiliar os colegas com o repasse de informações importantes sobre drogas, sexualidade e prevenção a saúde.
Segundo o secretário regional, Dorival Carlos Borga, todos os alunos participantes tem uma missão e um desafio. “Todos os estudantes formados nessa capacitação passam a ser multiplicadores de boas ideias e conhecimentos. Eles tem a missão e o desafio de contribuir com os seus colegas, repassando informações e esclarecimentos. Com certeza é uma iniciativa que possibilitará, no futuro, que bons frutos sejam colhidos”, finaliza.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}