Primeiros computadores de programa de inclusão são entregues na SDR Videira

Na manhã desta quinta-feira, dia 13, foi realizado, na EEB Inspetor Eurico Rauen, a entrega dos primeiros computadores do programa “SDR de Inclusão Digital”. A entrega foi alusiva ao dia do estudante, comemorado no dia 11 de agosto. Para o secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional Videira, Dorival Carlos Borga, o projeto dá o seus primeiros passos na regional. “O programa SDR de Inclusão Digital traz benefícios a todos: quem doa; quem efetua a manutenção; quem recebe e até mesmo o meio ambiente. Nossa meta será entregar 10 computadores por mês” afirmou.
Para prover a entrega o Senai de Videira recebeu da SDR de Jaraguá do Sul, os 15 primeiros computadores. Os equipamentos passaram por manutenção, realizada pelos alunos dos cursos de aprendizagem industrial e técnico em informática. Os alunos instalaram ainda o programa Linux para operacionalização. Na próxima semana, os estudantes contemplados deverão se deslocar ao Senai para receber as instruções de uso e garantia das máquinas.
A 9ª SDR, por meio da Gerência de Educação, viabilizou a seleção dos alunos contemplados com os equipamentos. Nos critérios de avaliação constavam não possuir outro computador em casa; ser estudante da rede estadual, cursando inicialmente o Ensino Médio, possuir baixo poder aquisitivo e apresentar bom rendimento escolar e freqüência.
Karine Telles, estudante do 2º ano do Ensino Médio, foi uma das contempladas e demonstrou satisfação em receber o presente. “Mais uma prova de que a educação faz a diferença e que vale a pena se esforçar para obter boas notas e consequentemente maior volume de conhecimento. Agradeço pelo reconhecimento” afirmou. O pai Adelar Telles reforçou que se sentiu orgulhoso. Ele destacou que o desempenho, a pontuação referente as regras escolares como uniforme e horário; e a freqüência, foram os quesitos que proporcionaram a contemplação nessa iniciativa.
Cerimônia de entrega dos computadores contou com casa cheia
Além de Karine outros três estudantes foram contemplados: Gabrieli Kauana Prates e Bruno Veiga Freitas, ambos do 1º ano do Ensino Médio e a estudante Daniele Lins da Silva, do 3º ano. O diretor do Senai, Evandro Desidério, parabenizou os estudantes e reforçou o compromisso dos pais na complementação da educação. “Uma pesquisa do IBGE aponta que menos de 50% da população brasileira possui computador em casa. Uma realidade que é muito distante para uns é fato para outros, e ficamos felizes em poder contribuir nesse seguimento, diminuindo as distâncias por meio da inclusão digital” destacou
SDR parabeniza alunos integrantes do programa
Além da entrega dos computadores, o Secretário Dorival Carlos Borga, juntamente com a gerente de educação Rita de Cássia Soares estiveram, acompanhados do diretor do Senai, Evandro Desidério, na turma técnica de informática do Senai. Na ocasião foi conhecida toda a equipe de estudantes que estão aprendendo e colaborando com essa iniciativa. “Muito bom verificar o empenho de cada estudante nesse processo. Eles se ajudando e ajudando os outros. Parabenizamos todos pelo engajamento” afirmou Borga.
Pontos de coleta para recebimento do maquinário
A comunidade interessada em participar dessa iniciativa, pode doar computadores sem serventia, funcionando ou não, em qualquer escola da rede estadual de ensino, em toda a região. Além desse ponto, a SDR prospecta firmar uma parceria com as associações empresariais, para ampliar as linhas de arrecadação de computadores. “Queremos reforçar que nossas escolas estão abertas para receber a doação da comunidade. O material doado nas unidades será dirigido para o Senai a fim de dar continuidade nos trabalhos” afirma a gerente de educação Rita de Cássia Soares.
Ideia está sendo multiplicada
O Programa SDR de Inclusão Digital teve início em 2010 no município de Jaraguá do Sul. De lá para cá, mais de 520 computadores já foram entregues a estudantes da rede estadual. O programa consiste no recebimento pelas empresas e comunidade de computadores sem serventia; repasse para o Senai, grande parceiro da iniciativa, para a manutenção das máquinas, realizado pelos estudantes dos cursos de aprendizagem e técnico em informática; e posterior o encaminhamento a estudantes selecionados pela Gerência de Educação.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}