Cadastro Ambiental Rural é tema de treinamento
Novos técnicos e profissionais que já estão efetuando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) estiveram integrados em uma capacitação, promovida pela 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com a Gerência Regional da Epagri de Videira e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS). O evento reuniu aproximadamente 20 pessoas e foi realizado na terça-feira, dia 11 e na quarta-feira, dia 12, no Centro de Treinamento de Videira (CETREVI).
O evento teve início na terça-feira, 11, com a abertura oficial. O secretário regional, Dorival Carlos Borga, esteve presente e reforçou que o objetivo do evento foi promover a pró-atividade “É importante que os técnicos que estão realizando o CAR dinamizem e acelerem o procedimento, estimulando os produtores a executar o quanto antes esse cadastro, evitando os possíveis transtornos de se deixar para a última hora” afirmou.
O gerente de recursos minerais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, José Emídio Trilha Ribeiro Junior, presidiu o encontro e mencionou a importância do cadastro ambiental. Segundo ele, o CAR consiste em um registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais.
No documento, executado de forma gratuita nas unidades da Epagri, Secretarias Municipais de Agricultura, ou até mesmo em Sindicatos e Cooperativas, são levantados dados acerca de áreas de preservação permanente, reserva legal, áreas consolidadas, entre outros. Esses dados alimentarão um banco de dados nacional, o que favorecerá o controle e o monitoramento, em especial da preservação ambiental.
O CAR é auto-declaratório, onde o proprietário do terreno é responsável pelas informações repassadas. Para realizar, o procedimento é simples, só se deslocar até uma unidade de atendimento possuindo documentos pessoais e a matrícula do imóvel ou algo que ateste a posse.
“Se para o proprietário o procedimento é simples, nosso objetivo, com essa capacitação, é facilitar também para o técnico que efetuarão o cadastro. Durante os dois dias de treinamento foi reforçado o passo-a-passo para executar o CAR, bem como repassado nossos contatos, para que, em caso de dúvidas, nós sejamos procurados” ressaltou.
Além da participação da Epagri e secretarias de estado, também integrou a capacitação o coordenador regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em Caçador, Dario Francio, que abordou o trabalho de fiscalização que está sendo executado pelo órgão ambiental. O gerente de agricultura da 9ª SDR, Mauro Santini, agradeceu a presença de todos. “Nossa regional está no nível intermediário de cadastro e o nosso objetivo é que seja acelerado esse processo, beneficiando de imediato, mais produtores rurais” finalizou.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}