Udesc oferecerá primeiro curso na região de Videira em 2016

Na tarde da sexta-feira, dia 3, o Auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Videira (ACIAV) foi palco da reunião que contou com a visita do reitor da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Antônio Heronaldo de Souza. Durante a ocasião, foram discutidas as alternativas para a região ser beneficiada com cursos de graduação públicos e gratuitos. O reitor informou que a região pode ser contemplada, já para 2016, com o curso de Bacharel em Administração Pública. “A Udesc tem essa pré-disposição em estar presente também aqui na região. Esperamos receber da regional um documento formal manifestando o interesse de receber esse curso e dar esse primeiro passo” afirmou o reitor.
O curso anunciado pelo reitor é formatado na modalidade semipresencial, com um encontro semanal presencial e os demais a distância. A implantação se daria no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), atualmente ativo anexo à biblioteca municipal de Videira. Segundo o reitor, para a viabilização, um estudo in loco no polo deverá ser realizado.
Além do curso, que possivelmente será implantado em 2016, dependendo de parecer do Ministério da Educação (MEC), também foi definido no encontro pela criação de um Fórum de Discussões Contínuas da Educação. A composição contaria com a presença de um secretário municipal de educação, um representante empresarial, um prefeito, um vereador, um representante do Instituto Federal Catarinense (IFC) e um representante da Unoesc, todos coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (9º SDR)
Segundo o deputado estadual, a proposta é multiplicar e não dividir. “O Fórum terá a prerrogativa de discutir a educação, que cursos há necessidade da serem implantados, que formas econômicas e financeiras podem ser alinhadas para garantir a implantação e manutenção de um campus, entre outras iniciativas” afirmou Lázare agradecendo a atenção do reitor Antônio Heronaldo de Souza, no atendimento ao seu pedido de estar na região discutindo as alternativas para as demandas locais de educação.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga, o resultado da visita do reitor foi muito importante para a região “Todos nós da região queremos e merecemos muito mais, no entanto, não estamos desmotivados com essa viabilidade apontada neste momento, pelo contrário, estamos satisfeitos e garantiremos o máximo de aproveitamento. Esse será o nosso primeiro passo rumo ao nosso objetivo maior: que é garantir uma presença do Estado na educação superior cada vez mais efetiva. Depois da presença da Udesc na região ampliaremos nossas articulações para ampliar os benefícios dela a nossa comunidade” afirma.
A organização da reunião com o reitor da Udesc foi um trabalho desenvolvido pela 9º Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), e contou com a casa cheia. Estiveram presentes os prefeitos Ivo Biazzolo de Fraiburgo; AlcidirFelchilcker de Arroio Trinta; Euzébio Vieceli de Pinheiro Preto e Euclides Cruz de Tangará. Além das autoridades integraram o evento: diversos empresários, vereadores, profissionais da educação, representantes de Sindicatos e Associações e a imprensa regional. Para Borga, mais um reflexo da importância da região com o tema e da força que a união tem na conquista de um objetivo em comum.
Durante o encontro o Secretário Regional ainda entregou nas mãos do reitor um oficio solicitando o apoio a cursos de formação para professores da educação básica, fundamental e média, uma das demandas priorizadas no Seminário de Levantamento de Demanda, que foi realizado em maio, no município de Videira. A demanda que não integrou o Plano Plurianual, contou com esse encaminhamento, para garantir seu atendimento.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}