SDR apoia realização de Conferências Municipais

As Conferências Municipais, ferramentas consultivas que devem ser realizada há cada quatro anos, estão contando com o apoio e o suporte da Gerência de Saúde nos municípios integrantes da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) e também nas SDRs de Caçador e Curitibanos. Até o momento, sete dos 20 municípios já realizaram a Conferência, que visa levantar propostas para a melhoria da saúde na região. Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro”, os eventos discutem as propostas seguindo oito eixos temáticos.
Conferência Municipal de Iomerê.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga, a função do Estado está sendo realizada: oferecer todo o suporte necessário para os municípios desenvolverem as ações, trazendo benefícios a comunidade, direta e indiretamente. “As Conferências nada mais são do que ferramentas consultivas, onde a população é ouvida e propostas são levantadas segundo as demandas de cada município. É uma forma de gestão participativa, onde o Estado e depois o país, ouve a sua população e os seus anseios” afirma.
Na 9ª SDR já realizaram as conferências os municípios de Tangará, Iomerê, Salto Veloso, Arroio Trinta e Pinheiro Preto. Nesta quarta-feira, dia 1, será a vez do município de Videira e na sexta-feira, dia 3, encerra os trabalhos na regional, com a Conferência sendo realizada no município de Fraiburgo.
Em todos os eventos a programação segue a mesma: abertura, composição da mesa de honra, fala das autoridades, palestra introdutória e o debate nos oito eixos temáticos: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS e reformas democráticas e populares do Estado.
As conferências são abertas ao público local e devem ser composta por 25% de funcionários da saúde, 25% de gestores e 50% de usuários. As propostas levantadas em cada eixo são apresentas e aprovadas pelos delegados, seguindo para Conferência Regional que acontecerá em Lages. Posteriormente as propostas seguem para a etapa estadual e por fim nacional. 100 delegados de Santa Catarina deverão representar o Estado na Conferência Nacional.
Para o gerente de saúde, Geancarlos Farinon Flores de Matias, os municípios foram bem orientados quanto aos procedimentos. “Tivemos uma reunião com todos os municípios especificando o passo-a-passo da Conferência Municipal, e agora com a realização, além do suporte em algumas delas, onde efetuo a palestra introdutória, ainda acompanho os trabalhos e as propostas que estão sendo levantadas” afirmou o gerente, informando que a participação popular está motivando a realização desse trabalho.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text} {readmore}{/article}