Prioridades foram definidas em Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa em Videira

Algumas prioridades foram levantadas, na última sexta-feira, dia 19, durante Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, que já está na quarta edição, reuniu conselheiros municipais e visou elencar as iniciativas que devem ser realizadas para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. O secretário de estado de desenvolvimento regional de Videira, Dorival Carlos Borga, esteve presente na abertura e enfatizou a importância do evento.
“Essas conferências são uma determinação do Governo do Estado, que periodicamente, quer ouvir, dos Conselhos Municipais, organizados de forma regional, as necessidades e as sugestões para ampliar os benefícios e melhorar a qualidade de vida deste público. É um evento extremamente importante e parabenizamos todos que desprenderam seu tempo para participar” afirmou.
A Conferência Regional teve início às 13h30 com a abertura na presença das autoridades e seguiu com as discussões em quatro eixos temáticos: gestão, programas, projetos e ações; financiamento; participação, conselho, fórum, entre outros; e sistema de garantia de direitos humanos. Para cada um dos eixos foram elencadas cinco prioridades que seguirão para o evento estadual, que será realizado em Florianópolis.
Entre as sugestões levantadas pelo grupo regional estiveram fortalecimento dos conselhos municipais; a necessidade de se tratar de forma articulada as ações relacionadas aos idosos; recursos para capacitação dos Conselhos Municipais e Cuidadores de Idosos; necessidade de espaços mais dignos para os acompanhantes de idosos em hospitais; aumento na lista de remédios contínuos em postos de saúde; contratação de médicos para atendimento especializado a pessoa idosa pelo SUS; criação de um fundo municipal para o idoso, entre outros.
Após os debates por eixo temático foram eleitos os 14 delegados que representarão a regional na Conferência Estadual. Para a gerente de Desenvolvimento Social e Habitação, Rosimar Bertoncello, o objetivo é que os delegados apresentem e defendam, na esfera estadual, as propostas elencadas na região “A conferência reúne profissionais que trabalham com esse público e também as pessoas idosas que participam e enaltecem as suas realidades e anseios. Esperamos que muitos benefícios sejam convertidos das ideias levantadas nesta conferência” finaliza.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}