Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mostra de Conhecimento integra...

Mostra de Conhecimento integra escola e comunidade em Videira

mostra de conhecimento gl 20150615 1705754944

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira, Dorival Carlos Borga e a gerente de Educação Rita de Cássia Soares, conferiram na EEB Governador Lacerda, de Videira, a Mostra de Conhecimento realizada pela instituição. O evento proporcionou a integração do universo escolar com a comunidade. Foram mais de 30 projetos apresentados pelos alunos do 1º ano à 3ª série do ensino médio.

Para o secretário a escola cumpriu com seu papel fundamental que é de externar os conhecimentos. “Essa Mostra do Conhecimento apresenta um pouco da excelência que é a educação do estado nas nossas escolas. Na 9ª SDR temos 21 escolas estaduais e em todas elas se pode conferir esses resultados positivos, reflexo do compromisso dos professores com a nossa educação. Esse é o momento para agradecer e parabenizar” afirmou.

A Mostra do Conhecimento foi realizada na sexta-feira, dia 12, durante todo o dia, e no sábado, dia 13, no período da manhã. Durante todo o evento diversas visitas foram registradas, de pais, professores e familiares, além dos próprios alunos, que puderam conhecer os projetos trabalhados em outras salas de aula.

Os projetos abordavam temas diversos como: meio ambiente, fotossíntese artificial, 1ª guerra mundial; equações do 2º grau; veículos em Videira; química no cotidiano, entre outros. No primeiro ano 11 e 12 o trabalho foi voltado a reciclagem com o viés ecológico. Para a professora Fernanda Ferreira de Deus, os alunos adoraram “Foi um projeto desenvolvido em sala de aula que os alunos aprovaram. A apresentação da Mostra de Conhecimento estimulou e incentivou-os ainda mais” destacou.

Já os alunos do quarto ano 41 e 42 o foco foi a poesia. Mesclando conhecimento  teórico sobre a vida e obra de grandes artistas como Vinicius de Moraes e Manuel Bandeira; ao encanto da dança, de bailarinas que dançavam e declamavam poemas eternizados pelos autores. O aluno Luiz Fernando Cagnin reforçou que participar do projeto foi importante e que proporcionou a paixão pela leitura, em especial de poesias.

A EEB Governador Lacerda possui aproximadamente 1.120 alunos do 1º ano ao Ensino Médio. A Mostra de Conhecimento foi reativada na escola após anos sem sua realização. Para a diretora Tania Maria Aparecida Formighieri, o objetivo foi fazer com que os projetos desenvolvidos na escola avançassem as barreiras e ultrapassassem os muros. “Uma forma de prestar contas e aproximar a família da escola, que mais uma vez, se mostrou muito participativa” reforçou a diretora.

Sirlene da Silva, mãe da Eloisa Vitória, aluna do 3º ano, foi uma das participantes e parabenizou a organização “Minha filha desenvolveu um projeto muito interessante, do ponto de vista do conhecimento e também da prevenção, tratando da dengue e seu mosquito transmissor. Fui a escola para prestigiar a apresentação dela e me deparei com outros tantos, da mesma qualidade e até superiores. Fiquei impressionada”.

A gerente de educação, Rita de Cássia Soares, reforçou que os projetos apresentados na Mostra de Conhecimento estimulam o desenvolvimento científico do aluno e consequentemente proporciona habilidades de pesquisa que trazem benefícios diretos em todas as disciplinas “É uma ferramenta de integração que estimula e incentiva os alunos” finalizou.

Obras do Arthur

Intitulado “Obras de Arthur” relata as produções artísticas do pequeno Arthur, que há três anos é atendido domiciliarmente, em virtude de uma leucemia. A professora Marceli Brancher, que neste ano, vem atendendo o menino, repassando conhecimento em todas as disciplinas, evidenciou que demonstrar seus projetos era um desejo do aluno, que sente muita saudade do ambiente escolar. Com sete anos e morador da Linha Rio Tigre, Arthur conquistou o direito legal de ser atendido em casa, na sua impossibilidade. Ele que recentemente fez um transplante de medula, poderá neste segundo semestre retornar aos bancos escolares.

“Ele ficou sabendo da Mostra de Conhecimento e pediu se podia participar. Levantamos as últimas produções artísticas e com a aprovação da mãe, apresentamos no evento. Constam materiais confeccionados para brincadeiras como boliche, casinha de passarinho e um desenho de um balão com sua família, um dos sonhos de Arthur para quando ficar bem de saúde” relatou a professora.

 O atendimento pedagógico domiciliar é uma ferramenta do Estado disponível a todos os alunos que estão impedidos de freqüentar as escolas decorrentes de um problema grave de saúde ou acidente que resultou nesse impedimento. O objetivo do atendimento é garantir a igualdade de condições para o acesso ao conhecimento, assim como o acesso e a permanência na escola. Na 9ª SDR o atendimento beneficia em média sete alunos, que recebem quatro turnos letivos, por semana, nas suas residências. O professor faz uso do 5º turno letivo para buscar os conhecimento e integrar as orientações junto aos professores da turma do aluno beneficiado.

{article Josiane Zago – SDR Videira}{title} {text} {readmore}{/article}