Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Regional de Saúde recebe...

Regional de Saúde recebe visita de equipe da DIVE

reuniao dive videira 20150519 2055561474

A gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização da DIVE, Vanessa Vieira da Silva, acompanhada do médico infectologista, Rafael Farias, esteve em Videira neste início de semana para realizar uma capacitação sobre a Influenza H1N1. A presença se deu devido a uma solicitação efetuada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, com sede em Videira, por meio da Gerência de Saúde, que atende 20 municípios da região. Para o secretário regional, Dorival Carlos Borga, a presença do Estado na nossa região é uma demonstração do comprometimento com a saúde. “Em face de uma preocupação endêmica, da circulação do vírus H1N1 solicitamos ao Governo do Estado que colaborasse com as Prefeituras da região a fim de reforçar as informações principais sobre essa doença e os procedimentos que devem ser tomados, e fomos atendidos prontamente” destacou o secretário.

 

reuniao dive videira 20150519 1481696663A visita da equipe do DIVE ocorreu na segunda-feira, 18, durante a noite, em uma capacitação com os médicos dos Prontos Atendimentos dos 20 municípios da regional, e prosseguiu na terça-feira, 19, com a reunião com os técnicos de Vigilância Epidemiológica dos municípios. A pauta das reuniões se concentrou na orientação quanto ao protocolo de investigação na identificação de um caso suspeito, bem como na área da quimioplastia, que se trata da entrada de tratamento medicamentoso.
Durante os dois dias mais de 50 profissionais foram orientados e capacitados. Para Vanessa Vieira da Silva, as visitas farão parte de um roteiro no Estado. Ela menciona que anualmente o grupo percorre as regionais a fim de reforçar a capacitação dos profissionais que trabalham com a área epidemiológica, e em virtude da solicitação de Videira, o município foi primeiramente atendido.

Sobre a preocupação com os casos, a gerente é enfática em informar que não há motivo para pânico, e que os casos do vírus já regrediram consideravelmente em Santa Catarina nos últimos anos e que neste momento a orientação é que se intensifiquem as ações de prevenção que passam pela imunização, a lavagem constante das mãos e também a etiqueta na tosse.
Já o médico infectologista afirmou que a visita se trata de uma ação de reforço, já que todas as equipes estão preparadas para atuar em todos os casos, em especial, o da influenza. O gerente de saúde da 9ª SDR, Geancarlos Farinon Flores de Matias, enalteceu a ação. “Tivemos uma participação expressiva durante esses dois dias, reflexo da credibilidade do Estado, por meio da DIVE e também do empenho das equipes municipais”, finalizou.

{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}