Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola de Salto Veloso...

Escola de Salto Veloso desenvolve projeto que busca autoconhecimento

autoconhecimento cecilia vivan 20150218 1588681742

Para promover a paz e a felicidade por meio do autoconhecimento, a Escola de Educação Básica Cecília Vivan, de Salto Veloso, desenvolve, desde 2010, o projeto “Conheça-te a ti mesmo” que trabalha valores morais e éticos com o objetivo de sanar os problemas enfrentados no cotidiano escolar em função problemas sociais como bullying, violência, conflito, drogas, gravidez na adolescência, falta de perspectiva, baixa-estima.

O projeto continua em 2015. Durante a primeira semana de aula, os alunos e professores participaram de algumas estratégias, meditando sobre o início do ano letivo e as perspectivas para esse ano. Para o secretário regional, Dorival Borga, que esteve visitando algumas escolas da região a iniciativa é elogiável. “A iniciativa é muito proveitosa, tendo em vista que trabalha valores tão importantes na vida em sociedade. Todos os envolvidos estão de parabéns” afirma.

O trabalho é feito em uma sala especial, sem carteiras somente com tapetes, almofadas, cortinas nas cores do arco-íris, com objetos decorativos de harmonização do ambiente, música suave de boas vibrações e com aromatizadores para que facilite o trabalho de concentração, relaxamento, respiração, espiritualidade e valorização da vida. Para desenvolver esses trabalhos nesta sala são usadas técnicas como elaboração de mandalas terapêuticas, textos, mensagens, interativos de autoconhecimento com conteúdos voltados ao desenvolvimento desses valores.

autoconhecimento cecilia vivan 20150218 1333234127Segundo a assistente pedagógica o objetivo maior com esse trabalho é tornar o educando mais receptivo para assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula aprofundando-se nos seus estudos com mais determinação e persistência e levando para seu dia-a-dia a compreensão e a prática dos valores essenciais a todo o ser humano “Nosso objetivo é que esse projeto contribua para uma melhoria na qualidade de vida de nossos educandos tornando-a mais produtiva, plena, realizadora, feliz, iluminada e espiritualizada” afirma.

O projeto consta de uma metodologia diversificada com exercícios de Respiração, Yoga, Meditações, Reflexões, Aconselhamentos e Conversas; Textos interativos de Autoconhecimento; danças circulares; confecções de origamis e mandalas; exercícios e meditações de equilíbrio corporal, emocional e mental; meditação da água; palavras e textos de aconselhamento; produção de slides ou vídeos com letras de músicas, entre outras.

Segundo a Gerente de Educação, Rita de Cássia Soares, desde 2005 a GERED faz todo um trabalho com Núcleos de Educação Preventiva através de encontros e capacitações aos professores e Assistentes Técnicos Pedagógicos. Estes Núcleos são constituídos nas escolas e definem coletivamente como serão abordados temas como prevenção às drogas, sexualidade e a cultura da paz e da não violência.“Cada escola prevê ações e estratégias de ensino com estes temas nos seus Projetos Políticos Pedagógicos, que são tratados de forma transversal nas disciplinas. A iniciativa da EEB. Cecília Vivan é muito original e relevante, pois diminuiu efetivamente a violência na escola e tem servido de exemplo em nossa Regional” finaliza a gerente.