Escola Padre Bruno Pokolm realiza 1º Sarau de Poesias
A primeira edição do Sarau de Poesias aconteceu nesta sexta-feira, 14, na Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm, em Videira e contou com a presença de alunos do 1º ano e convidados. “A poesia é um gênero literário que costuma encantar as pessoas. A ideia é inovar, apresentando a poesia aos alunos como uma ferramenta para auxiliar na alfabetização. O resultado foi tão positivo que os pequenos também se encantaram pelo gênero, por isso realizamos esse evento”, contou o professor do 1º ano da EEB Padre Bruno Pokolm, Saulo Ivonei Camanaos.
“Este Sarau foi pensando e planejado a partir da utilização de poesias na alfabetização dos alunos e serve também como forma de incentivar o gosto pela leitura”, explicou o professor. Saulo disse ainda que desde o início do ano as poesias, com duas ou três estrofes, são trabalhadas em sala de aula. Para o Sarau, os próprios alunos escolheram as que mais gostavam, ensaiaram e declamaram durante o evento.
Entre os convidados que também declamaram poesias, estavam a gerente regional de Educação, Rita de Cássia Soares; o coordenador do curso de Pedagogia da Unoesc Videira, Geraldo Vieceli, além de professores da escola e alunos do 2º ao 4º ano. Mostrando que música e poesia podem andar juntas, o professor Celso Alessandro prendeu a atenção dos alunos interpretando canções de Vinícius de Morais e Toquinho.
Para Rita, eventos como esse afloram a sensibilidade dos alunos para a leitura. “A ideia de alfabetizar com poesias surgiu nas oficinas de capacitação continuada do Programa Nacional da Alfabetização da Idade Certa (Pnaic). O que demonstra que o programa tem sido bastante positivo, pois além de dar excelentes frutos, como este Sarau, cumpre com êxito o propósito da alfabetização nas séries iniciais”.
{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}