Gestores escolares da região de Videira participam de reunião com Eduardo Deschamps
Gestores escolares, assessores técnicos pedagógicos, especialistas educacionais e assessores de educação das escolas pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Videira participaram nesta segunda-feira, 23, de uma reunião de trabalho com o Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps. Este foi o 26º encontro realizado por Deschamps, que irá percorrer as 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR).
De acordo com a gerente regional de educação, Rita de Cássia Soares, o objetivo do evento foi avaliar e acompanhar as ações desenvolvidas nas escolas da região de Videira, bem como conversar com os gestores, com o intuito de conhecer as principais demandas e necessidades locais. “Foi um momento muito importante e positivo para todos os presentes, tivemos a oportunidade de ouvir os levantamentos da Secretaria de Estado da Educação (SED) e expor a nossa situação. Foi possível sanar dúvidas, relatar problemas, sugerir possíveis mudanças e saber o planejamento estratégico para o ano de 2015”, afirmou.
Deschamps abordou questões pontuais referentes à educação, como por exemplo , o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Comentou sobre o Plano Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), para atendimento a alunos com déficit de aprendizagem, que está tendo uma grande aceitação em todas as regiões e que também vai auxiliar a elevar o Ideb. Explicou ainda sobre o aumento salarial dos professores, entre 60% e 170%, e a aplicação da lei do piso, assegurando que haverá a descompactação da carreira.
Ao falar sobre a contratação de novos professores, Deschamps adiantou que, a partir da reestruturação da equipe gestora das unidades escolares, será necessário realizar um concurso público para o preenchimento dessas vagas. Ele sinalizou a possibilidade de fazer o concurso já no próximo ano. Ainda entre os avanços previstos para 2015, o secretário destacou a volta da licença remunerada para quem irá cursar mestrado ou doutorado e assegurou que haverá uma bonificação para as escolas que conseguirem cumprir o plano de gestão “A gratificação estará vinculado com o desempenho. Dessa maneira, a escola atingir as metas ganha e isso será repassado aos professores, articulando também com a assiduidade de cada um. Dessa maneira aquele que menos faltou ganha mais e o que mais faltou ganha menos”, destacou.
Escola Maura de Senna Pereira
Durante sua passagem pela região de Videira, Deschamps visitou a Escola de Educação Básica Maura de Senna Pereira, em Pinheiro Preto. Após as chuvas do final de junho, o terreno da unidade sofreu um desmoronamento e partes da escola foram interditadas pela Defesa Civil. “Será construído um muro de contenção neste local, os recursos já estão garantidos, porém, o terreno em que o gabião será erguido pertence à prefeitura e ele tem que ser cedido para a escola. Mas, a assessoria jurídica da SED já está tomando as devidas providências, inclusive já acertamos tudo com o prefeito Euzébio Vieceli, e as obras começarão em breve”, enfatizou. Acompanharam a visita a gerente da pasta, Rita de Cássia Soares, o prefeito Euzébio Vieceli, vereadores, professores, representantes da APP e do Grêmio Estudantil.
{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}