Duas escolas estaduais têm novos diretores escolhidos por votação
Duas escolas da rede estadual da Região de Videira têm novos diretores. Eles foram escolhidos na última quarta-feira, 18, quando estudantes, responsáveis e funcionários foram às urnas votar pelo melhor Plano de Gestão Escolar.
De acordo com a gerente regional de Educação, Rita de Cássia Soares, a participação da comunidade escolar foi grande. “Seguindo o exercício democrático, as propostas dos proponentes foram conhecidas e votadas, sendo que os membros da comunidade escolar escolheram o plano considerado o melhor, de acordo com a realidade da escola”, afirmou.
O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) teve dois proponentes apresentando seus Planos de Gestão Escolar. O plano elaborado pela professora Margarete Aparecida Salvadori foi escolhido com 63,8% dos votos. Já na Escola de Educação Básica Inspetor Eurico Rauen, havia somente uma proponente, a professora Marisa Trindade Dambros, que teve seu plano aceito por 94,4 dos votantes. Neste caso, a comunidade escolar votou aceitando ou rejeitando o Plano de Gestão Escolar da professora Marisa.
Em 15 de outubro do ano passado, a Secretaria de Estado da Educação publicou o decreto nº 1.794, que prevê a formulação de um Plano de Gestão Escolar a ser aprovado pela comunidade escolar para que o seu autor passe a exercer o cargo de diretor da escola. Para o secretário regional de Videira, Evandro Colle, este novo processo dá mais transparência à escolha de diretor, além de ser mais democrático. “Dessa forma, o Governo do estado está valorizando as pessoas que estão diretamente ligadas à escola, e que agora têm o poder de eleger o diretor, excluindo qualquer possibilidade política e fortalecendo o planejamento e as decisões escolares”, explicou.
Os novos diretores assinarão Termo de Compromisso com o Secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, até dia 4 de julho, comprometendo- se a cumprir o seu Plano de Gestão bem como as legislações educacionais nacionais e estaduais. Este termo terá validade até 2015, quando abrirá novo processo de escolha dos Planos de Gestão em todas as unidades escolares estaduais.
Em todo o Estado, 40 unidades escolares, que estavam em situação de vacância até da função de direção até o dia 28 de fevereiro, tiveram seus novos diretores escolhidos por votação. As demais unidades não precisaram passar pela escolha, mas todos os diretores foram orientados e tiveram que elaborar e entregar o Plano de Gestão Escolar até o dia 17 de abril. Neste momento, todos os Planos estão sendo analisados por consultores especializados.
{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}