Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Videira participa de webconferência...

Videira participa de webconferência sobre solicitação de testes na área da Saúde

Com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre solicitações de testes rápidos de HIV, síflis, Hepatite B e C, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), realizou uma webconferência, na tarde desta quarta-feira, 28. Profissionais da saúde que atuam nos municípios de abrangência da Gerência Regional de Saúde (Gersa) de Videira participaram da transmissão e puderam sanar suas dúvidas.

 De acordo com gerente da pasta, Wilmar Comby, foram repassadas informações sobre a maneira correta de solicitar os testes rápidos. “Para agilizar todo o processo, os municípios também poderão requerer os exames à Secretária de Estado da Saúde, por meio do sistema online Vigilantos. Todo procedimento foi explicado durante a webconferência”, afirmou.

A finalidade do teste rápido é ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, sífilis e Hepatites virais, visando à eficiência do tratamento, começando-o precocemente em caso de resultados positivos. Os exames rápidos são indicados para as gestantes, pacientes que já possuem alguma doença sexualmente transmissível, pessoas que tiveram algum quadro de exposição a riscos, como, por exemplo, relações sexuais sem proteção ou violência sexual.

Malária
A Dive também promoveu, na tarde desta terça-feira, 27, uma webconferência sobre o diagnóstico rápido de malária nas regionais de saúde de Santa Catarina. De acordo com Comby, o procedimento padrão em casos suspeitos de malária é coletar o material e encaminhar para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) fazer a leitura do exame. Contudo, como a malária é uma doença que exige uma intervenção rápida, a SES está descentralizando a realização deste exame. “Entraremos em contato com os laboratórios dos hospitais da região para ver se há interesse de algum realizar este exame. A SES dará todo o apoio necessário, desde material até treinamento dos profissionais da saúde”, assegurou. Comby disse ainda que o principal objetivo desta ação é agilizar o diagnóstico da doença, facilitando o tratamento.

Para o secretário regional, Evandro Colle, a participação dos profissionais de saúde nas webconferências mostra a preocupação que os municípios têm em oferecer um trabalho de qualidade. “A Gersa trabalha para dar suporte técnico e levar informações aos municípios, melhorando a qualidade do atendimento à população”, destacou.

{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}