Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Governo do Estado e...

Governo do Estado e prefeitura de Tubarão assinam ordem de serviço para a construção do Centro de Inovação

centro de inovacao 20140624 1646472662

O secretário regional, Estêner Soratto da SIlva Júnior, participou da entrega  da ordem de serviço para a construção do Centro de Inovação, na prefeitura municipal de Tubarão, na tarde desta terça-feira, 24.A empresa vencedora da licitação foi a construtora Souza Esmeraldino Ltda, e fará a obra no valor de  R$ 7.628.483,13.

Os Centros de Inovação fazem parte do Programa Catarinense de Inovação. O objetivo é promover ações que tragam melhorias na economia do Estado, com a capacitação de pessoas e empresas, para aumentar a competitividade.

Entre as propostas deste trabalho, destacam-se a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação; o fortalecimento da comunicação entre as instituições participantes; a intensificação da pesquisa científica e tecnológica e da cultura do empreendedorismo em cada região; e a geração de novos negócios pautados na vocação de cada município, emprego qualificado e renda.

“Vamos conseguir gerar muitos empregos e muitas oportunidades de desenvolvimento para todo a nossa região”, explicou o secretário regional.

Estrutura

Há dois modelos de edifícios: o maior tem 3.800 mestros quadrados, enquanto o menor tem 2.200 mestros quadrados. Estas serão as primeiras obras públicas em Santa Catarina projetadas em Building Information Modeling (BIM), modelo no qual é possível criar a documentação e as informações digitais coordenadas do empreendimento, acelerando a finalização de modo seguro, mais econômico e com impacto ambiental reduzido.

A secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Delagnello, informou que os centros vão criar uma cultura de inovação em todas as regiões catarinenses, permitindo que todas as empresas, instituições se articulem para dar um salto na produtividade e competitividade. “Os centros fazem parte do Programa Catarinense de Inovação, que visa levar a inovação a todas as regiões do Estado, equilibrando, assim, o acesso à pesquisa de base tecnológica”.

O Governo do Estado repassou o recurso e o projeto para a contratação da empresa que executará a obra. Já a prefeitura, em contrapartida, doou a área. O edifício ficará na rua Espanha, no bairro Revoredo, próximo à BR-101. A obra, depois da ordem de serviço, deverá ficar pronta de 18 a 24 meses.

{article Mylene Salgado – SDR Tubarão}{text}{/article}