Família de Timbó participa do Programa Horta Familiar e realiza colheita do cará
Após a chuva do fim de semana, a família Gessner iniciou a colheita do cará na tarde desta segunda-feira, 22. A família de agricultores – dona Irma, seu Ingo e o filho do casal Ivonei – que reside na localidade da Mulde, em Timbó, realiza a plantação de diversas hortaliças na propriedade. A família Gessner e outras famílias agricultoras de Timbó recebem todos os anos sementes de hortaliças, do Programa Horta Familiar, da Secretaria de Estado da Agricultura, que visa estimular o cultivo de hortaliças sem o uso de agrotóxicos, promovendo o consumo de alimentos saudáveis.
As famílias ainda recebem o apoio e incentivo dos profissionais da Epagri, o técnico Valdomiro Biz, e a extensionista social Katia Marly Zimath de Mello.
Conforme seu Ingo Gessner já chegou a colher um cará que pesava 15 quilos. E na colheita desse ano não foi diferente. “Estamos colhendo muitos carás de tamanho grande, pesados”, enfatiza Gessner.
Segundo Ivonei Gessner, que ajuda os pais na agricultura, o cará será plantado novamente dia 21 de setembro e colhido daqui a um ano.
Saiba mais:
O cará é um alimento rico em carbiodratos, e é altamente energético. Contém grande quantidade de vitaminas do Complexo B – B1, B2, B5, B6 e é rico em fibras solúveis. Conforme nutricionistas, os nutrientes encontrados no cará fortificam os nervos. O cará auxilia no processo digestivo. O alimento permanece bem conservado por mais de 15 dias sem necessidade de refrigeração, desde que mantidos em locais secos, escuros, frescos e arejados.
{article Viviana Borchardt – ADR Timbó}{text}{/article}