Governo do Estado investe na Cooperativa Mista Agrícola de Piscicultores, em Timbó

O Governo do Estado, através do Programa Santa Catarina Rural (SC Rural) vai repassar, por meio de subvenção, o valor de R$ 400 mil para a Cooperativa Mista Agrícola de Piscicultores (Coomapeixe), que fica no município de Timbó. Além deste repasse, o Estado disponibiliza o empréstimo junto ao Fundo de Desenvolvimento Rural de Santa Catarina para a Cooperativa, no valor de R$ 300 mil, sem cobrança de juros.
“A Coomapeixe vem agora expandir seus projetos. Em parceria com o Estado pretendemos instalar nova unidade de Beneficiamento de Pescados em Timbó até o final do ano, alcançando a meta de dez mil quilos de tilápias por semana. Com isso incentivamos os piscicultores a produzirem mais e melhor”, ressalta o presidente da Cooperativa Roger Krambeck.
Segundo Krambeck, a Coomapeixe existe há 12 anos e surgiu com o objetivo principal de absorver e comercializar o pescado dos seus cooperados. “Possuímos atualmente 24 cooperados ativos. Hoje somos a única cooperativa de SC ativa e a mais antiga do estado que trabalha exclusivamente com peixes”. Atualmente a Coomapeixe recebe e industrializa cerca de 2.500 quilos de tilápias por semana dos cooperados e de produtores que são parceiros, da região.
O ato de assinatura do contrato, por parte da Coomapeixe, ocorreu na sede da Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó, na tarde desta quarta-feira (30), e contou com a presença da secretária executiva Lúcia Steinheuser Gorges, da gerente de agricultura da ADR Timbó Claudia Fontana de Almeida, gerente regional da EpagriMarcos César Nouals, representantes da Epagri de Timbó a extencionista Kátia Zimath de Mello e o técnico Valdomiro Biz, e da secretária de Desenvolvimento Econômico de Timbó Márcia da Rocha.
SC Rural
O Programa SC Rural é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina com financiamento do Banco Mundial (BIRD).Tem como objetivo geral aumentar a competitividade das organizações da agricultura familiar por meio do fortalecimento e estruturação das suas cadeias produtivas.
A responsabilidade direta pela coordenação do Programa é da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, através da Secretaria Executiva Estadual do SC Rural, tendo como executoras suas empresas vinculadas Epagri e Cidasc, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fatma e Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.
{article Viviana Borchardt – ADR Timbó}{text}{/article}