Aluna da Escola Ruy Barbosa de Timbó é destaque na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
A aluna Regina Merini Valcanaia, da Escola de Educação Básica Ruy Barbosa, que pertence à Gerência Regional de Educação (Gered) da Secretaria Regional de Timbó, foi premiada na 7ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente obtendo a primeira colocação na modalidade Produção de Texto, do Ensino Médio, da Regional Minas-Sul (que abrange os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais). Para desenvolver o trabalho Regina teve orientação da professora Fabiana Fachini. “Participar desse evento foi muito importante para salientar o trabalho desenvolvido com nossos alunos na escola, através dos projetos interdisciplinares. É papel do professor e função da escola mostrar diferentes caminhos para o aluno. A educação se faz através do compromisso e da qualidade de ensino”, enaltece a professora.
A estudante Regina produziu a crônica “O futuro de um novo presente”, que abrange a realidade – ainda que superficial – do que está acontecendo ao nosso planeta. “O mundo está mudando e os conceitos também. O futuro depende do presente e mudando esses conceitos consumistas e devastadores, poderemos entregar aos nossos descendentes um meio melhor para viver. O ato de contagiar as pessoas com a esperança de conseguir tal fato é necessário”, diz Regina.
A Olimpíada é voltada aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A cerimônia de premiação ocorreu no dia 26 de novembro, no campus de Manguinhos, sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ).
A 7ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo bienal promovido pela Fiocruz para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares. Dentre os principais objetivos da OBSMA, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas. A Olimpíada busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Abrange as modalidades Produção Audiovisual, Produção de Textos ou Projeto de Ciências.
“É muito gratificante ver nossos alunos conquistando um espaço na sociedade através do conhecimento científico. Como cita Paulo Freire, ‘ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção’”, ressalta a professora Fabiana Fachini.
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Viviana Borchardt
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