Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Vigilância Sanitária Regional e...

Vigilância Sanitária Regional e Ministério da Agricultura realizam fiscalização em alambiques

Os alambiques que fabricam bebidas alcoólicas como a cachaça e as batidas (caipirinhas e licores de diferentes sabores) foram fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Vigilância Sanitária da Gerência de Saúde da 35ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó. A ação conjunta foi realizada nesse mês de maio nos municípios de Ascurra, Apiúna, Rodeio, Timbó e Rio dos Cedros.

Foram fiscalizados 12 abastecimentos, e os proprietários foram orientados a realizarem melhorias e adequações conforme prevê a Legislação do Mapa para esse tipo de atividade.

De acordo com o técnico de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental da SDR Timbó, Odemar Slomp, a partir de agora, fica proibida a comercialização de bebidas alcoólicas (cachaça e batidas de diferentes tipos) nos estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes, lanchonetes, mercearias, etc) que não comprovarem a procedência. Os produtos devem apresentar rotulagem, com todos os dados fornecidos pelo Mapa. Esses produtos ainda devem possuir registro no Ministério da Agricultura.

Após essa fiscalização, as Vigilâncias Sanitárias Municipais já começam a realizar inspeções nesses estabelecimentos, e se forem encontradas irregularidades, os produtos serão apreendidos e inutilizados, podendo sofrer sanções previstas na Legislação Sanitária vigente.

A Vigilância Sanitária Regional faz um alerta aos consumidores para que observem se esses bebidas possuem registro no Ministério da Agricultura e se têm rotulagem em que consta a procedência do produto e controle de qualidade. Não está proibido o consumo, o objetivo é que o produto esteja regularizado.

Informações adicionais:
Viviana Borchardt
Secretaria Regional de Timbó
E-mail: viviana@tio.sdr.sc.gov.br
Telefones: 47 3399-3023 / 8832-2377