Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Vigilância Sanitária da Regional...

Vigilância Sanitária da Regional de Timbó realiza capacitação do Siságua

Representantes das Vigilâncias Sanitárias (Visas) Municipais das cidades que integram a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), e Visas Regionais de Blumenau e Timbó receberam capacitação sobre o Sistema de Informação da Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Siságua). A Vigilância Sanitária da Gerência de Saúde da 35ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó foi quem promoveu a capacitação, totalizando cerca 30 participantes. Essa capacitação visa aprimorar a qualidade da informação, contribuindo para a gestão de avaliação dos riscos, obter resultados que garantam a qualidade da água, evitando riscos e agravos à saúde humana decorrentes do consumo de água distribuída pelos sistemas públicos e soluções alternativas de abastecimento de água, sensibilizando os técnicos quanto à importância da alimentação e monitoramento no Siságua.

Segundo o técnico de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental da SDR Timbó, Odemar Slomp, o Siságua possibilita aos gestores de saúde informações relevantes sobre o monitoramento da qualidade da água para consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água, no seu estado/município em que os técnicos das Visas realizam: coletas mensais de amostras de água para análises; notificam os resultados analíticos no sistema; e as empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água fornecem dados sobre a qualidade da água às Vigilâncias Municipais e essas alimentam o Sistema.

O Siságua é um instrumento do Programa de Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à qualidade da água para consumo humano (Vigiágua), que foi concebido tomando por base os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os principais objetivos do Siságua é sistematizar as informações cadastrais das diversas formas de abastecimento de água; promover um maior controle dos campos de entrada; tornar os formulários mais completos e promover as adequações à norma de portabilidade de água – Portaria GM/MS n° 2914/2011.

A equipe da diretoria da Vigilância Sanitária de Florianópolis, através da Gerênciaem Saúde Ambiental(Gesam) foi quem ministrou a capacitação. Participaram representantes dos municípios de Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Timbó, Guabiruba, Botuverá, Brusque, Gaspar, Pomerode, Rodeio, Luis Alves e Rio dos Cedros, além da Regional de Blumenau.

Informações adicionais:
Viviana Borchardt
Secretaria Regional de Timbó
E-mail: viviana@tio.sdr.sc.gov.br
Telefones: 47 3399-3023 / 8832-2377