Municípios da SDR Taió recebem larvicida biológico para combate ao mosquito borrachudo
Os seis municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió foram beneficiados com a distribuição de 240 litros de Larvicida Biológico (BTI), para o combate ao mosquito borrachudo. Na tarde desta terça-feira, 14, a Gerência de Agricultura da SDR promoveu um treinamento para a aplicação correta do produto. “É necessário promover ações que visam beneficiar a vida do agricultor e de suas famílias”, afirmou o secretário regional Tiago Maestri.
A capacitação contou com a presença da prefeita de Mirim Doce, Maria Luiza Kestring Liebsch; do vice-prefeito de Santa Terezinha, Juvenal Andrade; secretários municipais de Agricultura; técnicos agrícolas e produtores rurais dos municípios da SDR Taió, além de representantes das Secretarias de Agriculturas de Presidente Getúlio e Aurora.
O gerente de Agricultura, Alcides Pivatto disse que o BTI foi solicitado pela SDR e prefeituras para auxiliar os municípios. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, realizando um trabalho de forma constante para que os insetos não se proliferem”, destacou. O gerente disse que a empresa fornecedora do larvicida foi a responsável pela capacitação.
A prefeita de Mirim Doce, Maria Luiza Kestring Liebsch afirmou que o município já faz a aplicação do produto e quer intensificar o trabalho visando obter resultados ainda melhores no combate ao mosquito.
O BTI é uma bactéria que mata a larva do inseto e é diluído em água. Segundo estudos da Embrapa, o inseticida não faz mal à saúde das pessoas, de peixes e de outros animais. Ao contrário do mosquito da dengue, o borrachudo não gosta de água parada e, quanto mais sujeira tiver, melhor. As larvas alimentam-se de matéria orgânica. Por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo.
A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca investiu mais de R$ 267,7 mil na aquisição de 4.120 litros de BTI, que serão repassados às SDRs de Tubarão, Braço do Norte, Grande Florianópolis, Brusque, Taió e Jaraguá do Sul.
{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}