Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios da SDR Taió...

Municípios da SDR Taió recebem larvicida biológico para combate ao mosquito borrachudo

Os seis municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió foram beneficiados com a distribuição de 240 litros de Larvicida Biológico (BTI), para o combate ao mosquito borrachudo. Na tarde desta terça-feira, 14, a Gerência de Agricultura da SDR promoveu um treinamento para a aplicação correta do produto. “É necessário promover ações que visam beneficiar a vida do agricultor e de suas famílias”, afirmou o secretário regional Tiago Maestri.

A capacitação contou com a presença da prefeita de Mirim Doce, Maria Luiza Kestring Liebsch; do vice-prefeito de Santa Terezinha, Juvenal Andrade; secretários municipais de Agricultura; técnicos agrícolas e produtores rurais dos municípios da SDR Taió, além de representantes das Secretarias de Agriculturas de Presidente Getúlio e Aurora.

O gerente de Agricultura, Alcides Pivatto disse que o BTI foi solicitado pela SDR e prefeituras para auxiliar os municípios. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, realizando um trabalho de forma constante para que os insetos não se proliferem”, destacou. O gerente disse que a empresa fornecedora do larvicida foi a responsável pela capacitação.

A prefeita de Mirim Doce, Maria Luiza Kestring Liebsch afirmou que o município já faz a aplicação do produto e quer intensificar o trabalho visando obter resultados ainda melhores no combate ao mosquito.

O BTI é uma bactéria que mata a larva do inseto e é diluído em água. Segundo estudos da Embrapa, o inseticida não faz mal à saúde das pessoas, de peixes e de outros animais. Ao contrário do mosquito da dengue, o borrachudo não gosta de água parada e, quanto mais sujeira tiver, melhor. As larvas alimentam-se de matéria orgânica. Por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo. 

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca investiu mais de R$ 267,7 mil na aquisição de 4.120 litros de BTI, que serão repassados às SDRs de Tubarão, Braço do Norte, Grande Florianópolis, Brusque, Taió e Jaraguá do Sul.

{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}