Alimentação escolar é tema de encontro na SDR Taió
A alimentação escolar foi tema de encontro na quinta-feira, 29, com diretores e responsáveis pelo controle da Alimentação Escolar e Série Alimentação, das instituições de ensino de abrangência da secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió.
Os profissionais foram orientados por uma equipe da secretaria de Estado da Educação, quanto ao contrato que a SED assinou com duas empresas terceirizadas responsáveis pela alimentação nas escolas. Na SDR Taió, a Nutriplus é a fornecedora da alimentação.
O gerente de Alimentação Escolar da SED, Renato Tottene, explicou o funcionamento do contrato e quais procedimentos devem ser seguidos. Segundo ele, o cardápio é definido pela SED em parceria com as empresas. “Se for necessário, fazemos algumas adequações, desde que cumpram com as normas nutricionais. As empresas contratadas são responsáveis pelo cumprimento do cardápio, pela preparação dos alimentos e também pela contratação das merendeiras”, informou. Tottene disse ainda, que por meio do Projeto de Educação Nutricional, nutricionistas orientam os alunos e esclarecem as dúvidas sobre os alimentos incentivando-os a comerem bem.
A equipe da SED também orientou quanto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estabelece o direito à alimentação escolar visando garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, com acesso de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica como, por exemplo, diabéticos, celíacos e crianças com intolerância à lactose e aqueles que se encontrem em vulnerabilidade social.
“O encontro foi muito proveitoso. Mesmo que os gestores conheçam o processo de alimentação terceirizada, sempre há informações novas”, avaliou a supervisora de Apoio ao Estudante da Gerência de Educação de Taió, Andrea Leandro Block.
{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text} {readmore}{/article}