Kits de transposição são inaugurados pela Defesa Civil em Rio do Campo e Santa Terezinha
A Defesa Civil Estadual e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió inauguraram quatro kits de transposição de obstáculos, nos municípios de Rio do Campo e Santa Terezinha, no sábado, 11.
A localidade de Ribeirão Caçador, em Rio do Campo, recebeu um kit transposição de 10 metros de extensão. Também em Rio do Campo, a comunidade de Varaneira recebeu uma estrutura de oito metros. Já em Santa Terezinha, um kit com 10 metros de extensão faz a ligação entre as comunidades de Entre Rios e Craveiros e com 11 metros, um kit foi instalado para ligar as comunidades de Salto Arabutã, Entre Rios e Colorado.
Os kits custaram ao Fundo Estadual da Defesa Civil(Fundec) R$ 237,6 mil. As estruturas de cabeceiras foram construídas pelos municípios beneficiados. Cada transposição, após construídas as cabeceiras, leva cerca de duas horas para a montagem. Após esse processo, a prefeitura se responsabiliza pelo acesso às passagens, que geralmente ficam em níveis mais altos que as antigas pontes e ou pontilhões danificados por chuvas, enxurradas ou enchentes.
O secretário de Defesa Civil, Milton Hobus, salientou que este é um novo conceito de reabilitação. “Os kits de transposição representam a agilidade que a população necessita, restabelecendo acessos danificados por desastres”, disse.
Para o secretário Regional de Taió, Tiago Maestri, essa ação inovadora da Defesa Civil dá mais segurança aos moradores. “Essa estrutura aumenta a segurança dos moradores e beneficia o escoamento da produção dessas comunidades”, afirmou o secretário Tiago Maestri.
Participaram das inaugurações o prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Preis; o prefeito em exercício de Santa Terezinha, Juvenal Andrade; a coordenadora regional da Defesa Civil, Cleonice Forster, os coordenadores municipais Rodrigo Ferrari e Cletson Pavoski; autoridades regionais e locais.
{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}