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Escola Professora Anair Margarida Voltolini de Pouso Redondo realiza 1º Mostra de Trabalhos com o tema: “Fúria da Natureza”

A EEB Professora Anair Margarida Voltolini, de Pouso Redondo promoveu a 1ª Mostra de Trabalhos com o tema: “Fúria da Natureza”. O objetivo da feira interna foi criar um desafio com a utilização do Lego Educacional fornecido pela Secretaria de Estado da Educação.

No total, foram envolvidos cerca de 90 alunos das turmas do 2º ano 1 e 2 e 3º ano 1 do Ensino Médio. O coordenador do projeto e professor da disciplina de Matemática, Clei Tamanini, disse que o trabalho não teve ênfase em matemática ou cálculos, mas os alunos tinham que abordar um dos temas propostos. “Os alunos trabalharam o tema, incluindo definição, como ocorre e principalmente a sua prevenção”, explicou.

Os projetos abordaram soluções para desastres naturais como: avalanche ou deslizamento de terra; terremoto; inundação ou enchentes; furacão; tempestade (vento, areia, nevasca ou chuva); tornado ou ciclone; tsunami; erupção vulcânica e incêndios (não iniciado por pessoas). O professor Clei Tamanini agradeceu todos os alunos pelo empenho na elaboração dos trabalhos, aos professores e à direção que incentivaram e colaboraram e a todas as pessoas que contribuíram para a realização da mostra.

Os três trabalhos “Destaque” foram:

1º: Furacão – Média geral: 9,91

Alunos: Natanael Sparremberger; Alexsandro da Luz; Lucas Bornhausen; Eduardo da Silva dos Santos; Rudolfo Thiersch Junior e Douglas Bini Dalmarco.

2ª: Tempestade – Média geral: 9,50

Alunos: Taynara Aparecida Grah; Pietra Marciele de Barros; Pamela Cristina Bisolo dos Santos; Gabrielle Fachini; Tamires Carla Cani Batista e Jaqueline Gonçalves.

3º: Terremoto – Média geral: 9,24

Alunos: Camila Cristina Silveira, Caroline da Silva, Maria Helena Fachini e Roberta Cristina Fischer da Silva.

Lego: O Lego visa preparar as crianças e os jovens para montar mecanismos robotizados simples baseados na utilização de “kits de montagem”, fornecendo assim noções de robótica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades. O ato de construir e programar o Lego exige a combinação de conhecimentos de diversas áreas, o que lhe dá um caráter multidisciplinar. Outra característica é o fato de suas atividades serem mais produtivas quando realizadas por um grupo de pessoas trabalhando em conjunto, e não por um único indivíduo.

Desses fatos conclui-se que o Lego é uma ótima ferramenta de auxílio ao ensino. Juntando a teoria à prática ela é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos que são aprimorados aos poucos, como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade e postura empreendedora. Por tratar-se de uma área multidisciplinar, o Lego estimula os alunos a buscarem soluções que integram conceitos e aplicações de outras disciplinas envolvidas, como matemática, física, mecânica, eletrônica, design e informática.

{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}

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