SDR Taió promove curso de formação continuada sobre Diversidade e Educação Ambiental
A Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió promoveu, na quarta-feira, 3, o Curso de Formação Continuada: Diversidade, Educação Ambiental no Currículo da Educação Básica, princípios educativos da Proposta Curricular de Santa Catarina. A capacitação foi direcionada a professores da rede estadual de ensino de abrangência da SDR.
Foram discutidas as Leis: 9.795/99, 10.639/03, 11.525/07 e 11.645/08 para a inclusão dos assuntos no Currículo da Educação Básica. As referidas leis tratam da Educação Ambiental, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Na reunião, também foram abordadas novas formas de se trabalhar a Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE).
A integradora de Ensino Médio e Profissional e responsável pelo curso, Márcia Peters Busarello disse que o objetivo principal do encontro foi a discussão do plano de ação elaborado na capacitação em Florianópolis, no mês de julho. “Temas importantes como esses não podem ficar fora do currículo das escolas. Vivemos em uma sociedade multicultural e não se concebe mais tratamentos diferenciados aos membros que a compõem”, enfatizou.
Conforme Márcia, ações futuras para o desenvolvimento das temáticas foram acordadas. Dentre essas ações, explicou a integradora, está a palestra da coordenadora de Educação e Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (SED), Rosemari Koch Martins; a realização de palestras nas escolas; mostra de trabalhos e uma visita à escola indígena no município de Xaxim, no oeste catarinense.
Para o gerente de Educação, João Tadeu Corrêa, é de fundamental importância que os professores estejam preparados para lidar com as diversidades nas escolas. “Temos que evitar exclusões ou discriminação de raça, cor, religião ou opção sexual. Esta formação servirá para que o cursista retorne às escolas e multiplique os ensinamentos recebidos. É uma questão de direitos humanos”, afirmou o gerente.
{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}