Mirim Doce sedia Feira Regional de Matemática e Feira Regional de Ciências e Tecnologia
A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió, por meio da Gerência de Educação promoveu na sexta-feira, 29, a 7ª Feira Regional de Matemática e a 7ª Feira Regional de Ciências e Tecnologia. O evento aconteceu na Escola de Educação Básica Bruno Heidrich, de Mirim Doce e contou com a apresentação de 40 projetos. Participaram alunos matriculados na Educação Especial; Educação Infantil; Ensino Fundamental – Séries Iniciais e Séries Finais, além de estudantes do Ensino Médio, das escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino da Regional de Taió.
O secretário regional Jocelino Amancio disse que os jovens tiveram a oportunidade de mostrar o potencial existente nas escolas. “Foi uma troca de experiências de todos os envolvidos nos projetos”, destacou. De acordo com o gerente de Educação, João Tadeu Corrêa, as feiras tem o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelas escolas através dos professores e alunos. “É uma mostra de qualidade da nossa escola pública que com certeza é de qualidade”, afirmou o gerente.
A integradora de Ensino Médio e Profissional Márcia Peters Busarello, coordenadora das feiras, destacou a importância que o evento têm para os alunos e faz um agradecimento às escolas participantes. “As feiras divulgam e socializam as experiências inovadoras realizadas pelos alunos nas salas de aula. A SDR parabeniza e agradece aos professores e direção das instituições de ensino pelo empenho em participar deste evento tão importante para os estudantes”, destacou a coordenadora.
Dos 26 projetos de Matemática expostos, oito trabalhos foram selecionados para representar a região na Feira Estadual de Matemática, que ocorre de 22 a 24 de outubro, em Jaraguá do Sul:
Ensino Fundamental Séries Iniciais: “Obesidade Infantil – Um Desafio a Matemática” EEB Dr. Fernando Ferreira de Mello, de Rio do Campo e “Queijomática” – Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima, de Taió.
Séries Finais: “Biodecompositor Orgânico: Tecnologia Alternativa para Resíduos Orgânicos Domiciliares” – EEF Adele Heidrich, de Taió; “Falando Matematicamente de Lixo Eletrônico” – EEF Prefeita Erna Heidrich, de Taió e “Pirolisemática” – Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima, de Taió.
Ensino Médio: “A Matemática dos Isolantes Térmicos” – EEB Luiz Bertoli, de Taió e “A Importância da Matemática no Consumo de Energia Elétrica – EEB Luiz Bertoli, de Taió.
Educação Especial: “Nada se Perde, Tudo se Reaproveita” – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Pouso Redondo.
De Ciências e Tecnologia, foram apresentados 14 projetos, destes, três foram selecionados para a Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, marcada para acontecer nos dias 8 e 9 de outubro, em Florianópolis: “Biogás com Fezes Humanas” – EEB Luiz Bertoli, de Taió; “Impactos Ambientais Causados pela Produção de Carne” EEB Leopoldo Jacobsen, de Taió e “Reciclagem: Uma proposta para Mudar Nossos Hábitos” – EEB Leopoldo Jacobseb, de Taió.
{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}