Epagri comemora 60 anos de extensão rural e pesqueira

Nesta segunda-feira, 29, todos os escritórios municipais da Epagri encontraram uma forma de comemorar os 60 anos da extensão rural e pesqueira em Santa Catarina. Em Seara, uma exposição fotográfica foi montada com toda a história da entidade. A secretária executiva de Desenvolvimento Reginal, Gládis Regina Bizolo dos Santos, e o gerente regional da Epagri, Luiz Carlos Bergamo acompanharam as festividades em Seara.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) foi formada a partir da fusão da Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (Acaresc), da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc) e outras instituições em 1991. Epagri tem atualmente 639 extensionistas rurais e sociais. Além destes, boa parte dos 1654 funcionários da Empresa também contribuem para a atividade, exercendo funções administrativas ou operacionais.
Bergamo destaca que a Empresa é uma referência nacional e até internacional em extensão e pesquisa rural. “Santa Catarina é hoje exemplo de modernidade no campo, sendo o quinto produtor de alimentos do Brasil, apesar de ocupar apenas 1,13% do território nacional. O Estado é líder nacional na produção de cebola, maçã, suíno e moluscos. Somos o segundo maior produtor de arroz e frango do país e também temos a segunda maior produtividade de banana. A produção de leite segue uma trajetória de crescimento sensível e constante, aumentando as taxas bem superiores a mundial e brasileira”, ressalta.
60 anos de história
O trabalho de extensão da Epagri é desenvolvido com base no tripé economia, ambiente e sociedade. A Empresa presta mais de 350 mil assistências anuais. Em seus 60 anos de história a extensão desenvolveu para o Estado diversas tecnologias sociais de baixo custo, como a proteção de fonte modelo caxambu, o carneiro hidráulico, sistemas de tratamento de esgoto doméstico, entre outros.
{article Glauco Benetti – ADR Seara}{text}{/article}