Ciclo de Palestras SC: agricultura e educação em pauta
O terceiro encontro do Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina na Regional de Seara, contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, e do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps. Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento realizado no auditório João Furlanetto na quinta-feira, 5.
Sopelsa apresentou o cenário da agricultura catarinense, as perspectivas e desafios que o setor tem pela frente. De acordo com o secretário, SC é o maior produtor de cebola, suínos, maçã, ostras e mexilhões do país. Além de ser grande produtor de tabaco, aves, arroz, alho e trigo, entre outros. “Um dos setores em que SC mais cresceu, foi na produção de leite. Entre 2000 e 2013, o aumento foi de 190%. O leite da região Oeste corresponde à 73,6% da produção catarinense”, ressalta Sopelsa.
O secretário destaca que atualmente o Estado mantém 10 programas de suporte e incentivo ao produtor rural. Dentre eles destacam-se as subvenções e amortizações de juros de financiamentos. “Sabemos que ainda há muito a ser feito. Principalmente quanto a necessidade de políticas públicas voltadas para o agronegócio no estado e garantir a sucessão nas propriedades rurais”, completa.
As prioridades da Secretaria de Agricultura até 2018:
- Melhorar a infraestrutura no meio rural: energia elétrica de qualidade, estradas, pontes, internet e telefonia;
- Aprimorar o uso dos recursos naturais: captação, armazenagem, irrigação e uso de água na atividade agropecuária;
- Preservar a sanidade: controle da brucelose, tuberculose, mormo, vespa da madeira e manter SC livre de grandes enfermidades;
- Pesquisa agropecuária com foco em inovações tecnológicas;
- Extensão rural e assistência técnica integrada com os municípios e setor privado – profissionalização dos agricultores;
- Agroindústrias rurais competitivas com o suporte do SC Rural;
- Consolidar a maricultura, com o apoio à pesca e aquicultura.
O Secretário de Educação, Eduardo Deschamps, trouxe dados sobre a rede pública de ensino estadual, além de destacar as estratégias para colocar a educação de Santa Catarina no mesmo patamar dos países desenvolvidos. “Estamos trabalhando com a meta para 2021 para que o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] nos anos iniciais chegue a 6,4, nos anos finais a 6,0 e no ensino médio chegue a 6,0. Para isso estamos investindo em três eixos: pedagógico, estrutura e gestão”, destaca.
No eixo pedagógico o secretário destacou a atualização da proposta curricular de SC, o programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), o Ensino Médio Inovador (EMI), o ensino médio profissionalizante, o programa de fortalecimento do ensino médio (PNEM), a inserção da tecnologia em sala de aula, as plataformas de acompanhamento Estudante e Professor On-line, além de programas de ensino para jovens e adultos e a inclusão de pessoas com deficiência.
Quanto à estrutura o secretário destaca a construção de oito novos Centros de Educação Profissional, 30 novas escolas, 52 novas quadras e a revitalização de 104 escolas, dentre elas a EEB Rosina Nardi, que foi entregue no final de outubro. “O programa Revitaliza tem 47 escolas em reforma, quatro a iniciar, seis concluídas e 47 em processo de licitação, um total de R$ 312,8 milhões. As escolas EEB Francisco Maciel Bageston e a EEB Seara estão em processo licitatório”, explica.
O terceiro eixo é a gestão, onde Deschamps ressaltou a escolha do diretor com a participação da comunidade por meio do plano de gestão, também a criação do cartão de pagamento, o novo plano de carreira, e mais de 5 mil novos professores efetivados em 2013 e 2014
O Ciclo e as próximas palestras
O próximo encontro será realizado no dia 12, no Auditório João Furlanetto em Seara, com a participação do presidente da Celesc, Cleverson Siewert, e do secretário de Estado da Fazenda, Antonio Marcos Gavazzoni. Este encontro finaliza a etapa das palestras, faltando apenas o encerramento com a presença do governador João Raimundo Colombo.
O evento é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos do Estado, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Seara e parcerias com Sebrae e ENA Brasil.
Material das palestras
Todas as apresentações dos palestrantes estão disponíveis para download no endereço: https://goo.gl/e2yiky (Dropbox).
{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}