Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Prefeitos da Regional de...

Prefeitos da Regional de Seara aderem campanha “Drogas, não dá mais pra aceitar”

prefeitos aderem campanha contra as drogas 20151023 1081906379

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Seara, nesta sexta-feira, 23, os prefeitos da Regional de Seara vestiram a camiseta da campanha de combate ao consumo de drogas: “Drogas, não dá mais pra aceitar”.

 

O problema

A droga ultrapassou o limite de ser um problema de saúde pública ou de polícia. Hoje, ela atinge diretamente o dia a dia do cidadão e está adoecendo a sociedade de maneira geral. Há o auto abandono causado pelo crack, as patologias decorrentes do uso de entorpecentes em pessoas com predisposição, o esfacelamento do núcleo familiar, o aumento da violência doméstica e nas ruas, entre tantos outras consequências.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a cada 10 casos de violência registrados em Santa Catarina, sete estão relacionados a drogas ilícitas. Isso impacta diretamente a população. Em outros setores, não é diferente. Entre a população carcerária, por exemplo, 42,1% dos presos são por tráfico. O índice é maior que o de roubo (16,9%), furto qualificado (13,2%), homicídio (12,6%), furto simples (9,6%) e latrocínio (4%).

Nos índices de homicídio, 65% das vítimas e/ou autores possuem antecedentes criminais e em quase a totalidade desses casos o histórico tem a ver com o tráfico ou uso de drogas. Estima-se que entre 60% e 70% de todas as ocorrências de homicídios tenham correlação direta (tráfico) ou indireta (desavença) com situações envolvendo drogas.

Na foto: a prefeita de Seara, Laci Grigolo (E), o prefeito de Xavantina, Mauro Junes Poletto, o prefeito de Arabutã, Jackson Patzlaff, a prefeita de Arvoredo, Janete Paravisi Bianchin, o prefeito de Paial, Aldair Rigo, a secretária regional, Gládis Regina Bizolo dos Santos, o prefeito de Lindóia do Sul, Pedro Ari Parizotto, o vice-prefeito de Ipumirim, Volnei Schmidt, e o conselheiro e ex-prefeito de Itá, Egílio Paludo (D).

{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}