Municípios elencam prioridades na Conferência Intermunicipal da Mulher
Itá sediou nesta quinta-feira, 24, a 1ª Conferência Intermunicipal da Mulher, que traz o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. Participaram mulheres dos municípios de Arvoredo, Arabutã, Ipumirim, Irani, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seara e Xavantina. A Conferência tem objetivo de reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem na garantia de direitos da mulher.
A secretária de Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis Regina Bizolo dos Santos, destaca que a conferência é um momento oportuno. “É extremamente importante ter representantes de todos os municípios aqui para que possamos contribuir para avaliação e elaboração de políticas públicas. Mas também precisamos repensar juntas sobre o verdadeiro papel da mulher na sociedade. A mulher cuida da casa, é prefeita e assume cargos de gerência, mas ainda precisamos desenvolver mais iniciativa e oportunidades que incentivem as mulheres”, destaca.
A Conferência Intermunicipal é um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas. “Este é um momento muito importante. Precisamos dizer o que queremos, o que precisamos para continuar crescendo. Precisamos construir propostas que contemplem toda a nossa região. As mulheres ainda enfrentam muito preconceito e esta é a hora de mudarmos isso”, ressalta a prefeita de Itá, Leide Mara Bender,
Também foram eleitas delegadas municipais para participar da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que será realizada de 12 a 14 de novembro no município de Lages. A Conferência é uma promoção da Prefeitura de Itá, com parceria da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Seara, Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAUC) e municípios.
{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}