Municípios discutem necessidade de tornar o Hospital São Roque polo regional de saúde
A Secretaria Regional de Seara articulou uma reunião entre a gerência do Hospital São Roque (HSR) com os secretários municipais de saúde de Paial, Arvoredo, Xavantina, Itá e Seara, nesta segunda-feira, 24. O encontro dá início as tratativas para centralizar os procedimentos, exames e cirurgias eletivas da região no hospital de Seara.
De acordo com a gerente de Saúde, Jacqueline Zolet, a iniciativa deve favorecer os municípios e os pacientes. “A população poderá fazer as cirurgias em cidades mais próximas, o que beneficia também os familiares que geralmente acompanham os pacientes. Os municípios também ganham porque o custo do transporte dos pacientes é reduzido. E a região toda é fortalecida com a iniciativa”, destaca.
O diretor do Hospital São Roque (HSR) Márcio Sonatta ressalta que a instituição tem capacidade para centralizar os atendimentos e isso ainda reduziria as filas por cirurgias e o tempo de espera nos municípios da região.
Contudo ainda há necessidade de trazer novos médicos, rever os preços da tabela do SUS, o investimento correspondente dos municípios, do Estado e da União. “É fundamental que todos os municípios unam forças. Em 15 dias uma nova reunião será marcada para discutir os aspectos financeiros da parceria”, destaca a gerente de Saúde.
{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}