Região da Amauc tem Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
![pigirs - amauc 20150609 1094740641](https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2015/06/pigirs_-_amauc_20150609_1094740641.jpg)
Nesta terça-feira, 9, foram entregues aos 16 prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS). O investimento do Governo do Estado de Santa Catarina é de R$ 357.573,00, através da SDR de Concórdia. O estudo realizado pela Amauc e Consórcio Lambari define as diretrizes relativas ao gerenciamento de resíduos sólidos para os próximos 20 anos.
A secretária de Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis Regina Bizolo dos Santos, destaca que o plano busca orientar os próximos governos e também os cidadãos. “Este é um trabalho que busca uma melhoria na qualidade de vida de todos, mas que também exige a participação dos cidadãos”.
Sobre o Plano
O PIGIRS busca minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar a segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar a manutenção e o correto manuseio e disposição final, em conformidade com a legislação vigente. O estudo tem cerca de 1,5 mil páginas.
Confira abaixo algumas ações
- Implantação de novos aterros sanitários regionais em Ipira, Lindóia do Sul e Seara, e continuar utilizando os aterros municipais de Presidente Castello Branco e Concórdia;
- Implantação de coleta seletiva em todos os municípios;
- Criação de novas associações e/ou cooperativas de catadores dentro dos aterros sanitários a serem implantados e nos atuais, e aumentar a abrangência da Cooperativa Colibri;
- Fomento à produção agroecológica (uso de produtos orgânicos nas escolas).
{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}