Audiência Pública esclarece modelo de Bombeiros Comunitários para searaenses

A audiência pública realizada nesta terça-feira, 28, organizada pela Prefeitura e Bombeiros Voluntários de Seara reuniu representantes da sociedade civil e empresarial, além de lideranças políticas e a população para discutir a possível implantação dos Bombeiros Comunitários no município.
Segundo a prefeita de Seara Laci Grigolo, a principal barreira enfrentada hoje é o passivo trabalhista dos Bombeiros Voluntários. “A prefeitura e a comunidade não têm como sustentar as atividades e as dívidas acumuladas”, ressalta.
O comandante dos Bombeiros Militares de Seara, 3º Sargento CBM Rodrigo Somensi, destacou que em quase todos os municípios do Oeste onde há Corporação de Bombeiros, o sistema é comunitário. Tal formato permite ao Estado (mediante convênio com a prefeitura) fazer repasse financeiro para manutenção de atividades, como pagamento de luz, água, telefone e equipamentos.
A Secretária Regional de Seara, Gládis Regina Bizolo dos Santos, enfatiza que o Governo do Estado quer unir esforços com o município para manter um serviço de prevenção de sinistros, atendimento a emergências e combate a incêndios de qualidade que beneficie à comunidade. “O governador Raimundo Colombo já autorizou e entregou muitos equipamentos para os Bombeiros Militares no último ano, através do Pacto pela Segurança. São mais de R$ 30 milhões investidos. E o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, Coronel Onir Mocellin, já sinalizou positivamente um novo caminhão de combate a incêndio para Seara”, explica.
Os representantes da Associação Comercial e Industrial (ACIS), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Câmara de Vereadores, a JBS Foods e a Promotoria Pública se posicionaram em favor dos Bombeiros Comunitários.
Uma nova reunião entre os Bombeiros Voluntários e Militares será marcada para discutir o assunto.
{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}