Escola Indígena Cacique Pirã realiza mostra “Saberes e Sabores”, em Seara
![dia do indio - seara 20150427 1626807643](https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2015/04/dia_do_indio_-_seara_20150427_1626807643.jpg)
A Escola Indígena Cacique Pirã de linha Toldo Pinhal, Seara, realizou nesta segunda-feira, 27, a mostra “Saberes e Sabores” para celebrar o Dia do Índio (19 de abril). Danças, pinturas corporais, documentários, rituais e comidas típicas foram apresentados ao grande público.
De acordo com o coordenador pedagógico da EI Cacique Pirã, Adroaldo Antonio Fidelis, além de apresentar e dar visibilidade à cultura indígena a mostra visa incentivar os jovens a manterem vivas suas raízes. “É difícil para o índio, nos dias de hoje, manter suas tradições. A tecnologia, a mídia e a cultura mundial influenciam muitos jovens. Como educadores precisamos ensiná-los a extrair o melhor disso tudo, mas sem esquecerem de suas origens”, destaca.
Ele explica que cada dança apresentada era realizada antes de um grande ato como, por exemplo, a dança do caçador, onde os índios pediam fartura na busca por alimentos. Também foram preparados um bolo de milho ralado, o fuá (planta cozida e temperada) e o ẽmĩ (bolo assado na brasa).
Kaingangs
O mito de origem diz que os primeiros desta etnia saíram do chão, por isso tem a cor da terra. Chefiados por dois irmãos gêmeos, Kañerú e Kamé, cada um trouxe um grupo de pessoas de ambos os sexos. Kamé e kairú são os clãs Kaingangs dentro da tribo de linha Toldo Pinhal.
{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}