Inaugurada a primeira estação agrometeorológica do Alto Uruguai
A população do Alto Uruguai Catarinense passa a contar com os serviços de uma estação agrometeorológica automática, inaugurada nesta terça-feira, 18, no distrito de Nova Teutônia, junto ao Museu Entomológico Fritz Plaumann, no município de Seara. O equipamento registra e disponibiliza via internet dados de temperatura, chuva, umidade do ar, radiação e molhamento foliar. Acompanhe os dados em tempo real no endereço: http://goo.gl/NCul67 (selecione o município de Seara e o tipo de informação que deseja).
Entre os efeitos imediatos da instalação dessa estação agrometeorológica está a melhoria das informações para o sistema agroalertas. “O agricultor agora vai saber qual o melhor momento para aplicação de agrotóxicos. Hoje quando ele vê que o tempo está favorável para proliferação e fungos na plantação, ele aplica o fungicida. Com essa estação ele saberá exatamente quando um fungo, ou bactéria, ou inseto estarão atacando. Ele vai aplicar menos agrotóxicos e vamos ter alimentos mais saudáveis na nossa mesa”, afirma o supervisor técnico-científico do Ciram, Dr. Zenório Piana.
A Secretária de Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis Regina Bizolo dos Santos, destaca que esta é a primeira unidade a ser instalada na região do Alto Uruguai. “Nova Teutônia é destaque pelo grande trabalho do entomólogo Fritz Plaumann. Mas esta estação também será a continuidade de outro trabalho deste searaense de coração. Plaumann manteve registros de temperatura e condições do tempo desde 1924. Uma das séries mais longas de dados climáticos de Santa Catarina. Que bom que podemos vir aqui para inaugurar esta ferramenta de monitoramento do tempo que vai contribuir para o melhor desempenho da agricultura e para a prevenção de desastres”, ressalta a Secretária Regional.
{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}