Epagri de Guaraciaba intensifica trabalhos de orientação aos produtores rurais
Para minimizar as perdas de solo, suas consequências ao meio ambiente e melhorar a renda do produtor, a Epagri de Guaraciaba está intensificando os trabalhos nas propriedades rurais com os métodos conservacionistas, especialmente demarcação de terraços e orientação no processo de plantio direto na palha.
O engenheiro agrônomo do município de Guaraciaba, Elvys Taffarel, explica que devido às intensas chuvas ocorridas no mês junho, totalizando cerca de 300 a 400 mm de água em uma semana, o solo das cidades atingidas foi degradado. “Isso ocorre devido às práticas agrícolas que causam erosão hídrica e eólica, perda de matéria orgânica, compactação do solo superficial, salinização e poluição do solo e perda de nutrientes”, afirma.
Taffarel diz ainda que com o crescimento da bovinocultura de leite as pastagens e os animais foram ganhando espaço nas lavouras de grãos, o sistema de plantio direto foi sendo comprometido e os terraços foram sendo suprimidos para facilitar o trânsito de máquinas nas lavouras. “A implantação do sistema de plantio direto na palha vem sendo o método mais eficaz de conservação do solo desde os anos 90, por isso a Epagri busca levar essas orientações até os produtores rurais, para que haja uma melhoria em suas propriedades”, frisa.
Informações adicionais para a imprensa:
Gisele Vizzotto e Priscila Pisoni
Secretaria de Estado de Des Reg São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2927