Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cedup de Campo Erê...

Cedup de Campo Erê é destaque na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia 2016

Entre os dias de 26 de setembro e 1º de outubro, os alunos do Cedup (Centro de Educação Profissionalizante) de Campo Erê, Lucas Somavilla e Chérllyn Dias, participaram da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, no Recife, em Pernambuco, acompanhados pelo professor Etore Bortese.

O projeto foi o único do Estado de Santa Catarina a participar da feira. Competiu com aproximadamente 200 projetos nacionais e internacionais (México, Paraguai, Peru e Brasil) e recebeu premiação de 2º lugar na área de Ciências Agrárias.

Durante o evento, foi possível levar a público o resultado de vários meses de estudo e pesquisa, por meio de um projeto onde demonstraram a eficiência da utilização de insetos para repelir pragas. Segundo os estudantes, os insetos popularmente conhecidos como “vaquinhas”, cujo nome científico é Diabrótica speciosa, causam grandes danos e reduzem a qualidade das hortaliças produzidas em nosso país.

Os estudantes aplicaram um macerado destes insetos em sete culturas numa área de 100 m² e realizaram avaliações diárias durante um ano, fazendo a minuciosa contagem dos insetos em cada cultura. Foi a partir daí que constataram a eficiência do macerado como repelente de insetos da mesma espécie em todas as culturas. De acordo com o experimento, a maior redução foi observada na cultura da cenoura e do repolho.

Através do experimento, os estudantes concluíram que o macerado não demonstrou muita ação sobre outras pragas, mas pôde-se perceber que foi extremamente eficiente para repelir insetos de mesma espécie, conseguindo reduzir população da praga em até 70%. Há que ressaltar ainda que os resultados foram afetados pelo clima, como alta umidade, ventos e chuva.

O sucesso do experimento fez com que o projeto conquistasse o quarto lugar na classificação geral dos melhores trabalhos da Feira Mostratec no ano de 2015 em Novo Hamburgo, no Rio Grande Sul, e consequentemente o passaporte para a Feira Nordestina de Ciências, que aconteceu em Pernambuco na última semana.

Para a diretora da instituição, Ignez Peruzzo, a ação demonstra a relevância dos projetos de pesquisa realizados na instituição. “Creio que somos um dos poucos colégios agrícolas do estado que exige dos alunos a elaboração e implantação destes projetos”, conclui.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/index.php/regionais/saolourencodooeste 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support