Secretário e gerente da ADR São Lourenço participam de Encontro de Integração Transfronteiriça
Os sete municípios que integram a Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste estiveram representados pelo secretário executivo Walmor Jose Pederssetti e pelo gerente de Educação João Patinho no Encontro de Integração Transfronteiriça realizado nesta terça e quarta-feira, 26 e 27, na cidade de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste catarinense.
O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, contou com a presença de representantes do Governo de Santa Catarina e da Província de Missiones (Argentina), além de universidades da região e do Sebrae. Durante o encontro, foram discutidas questões de interesse comum dos municípios que fazem parte da região de fronteira com país vizinho, com destaque para ampliação da oferta de ensino bilíngue (português e espanhol) em todas as escolas públicas de educação básica.
O gerente de Educação ressalta que este objetivo consta no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço (PDIF-SC), documento que ele ajudou a elaborar ainda em 2012 em parceria com 300 representantes de 60 instituições dos setores público e privado. Segundo o gerente, a ideia é avançar toda a região com esta ação já que atualmente o ensino bilíngue é ofertado somente em instituições de ensino de Dionísio Cerqueira, município que faz fronteira direta com a Argentina.
Ainda no setor de Educação, foram tratadas questões referentes ao intercâmbio entre as universidades da região de fronteira e da Província de Misiones na Argentina.
Gasoduto
Outros assuntos também foram tratados durante o encontro como a implantação de um gasoduto para disponibilizar gás natural para a matriz produtora do território da faixa de fronteira e a reedição do Convênio Marco de Cooperação entre o Estado de Santa Catarina e a Província de Misiones, firmado entre as partes em 2003, sem vigência atualmente.
Sobre o Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira
Foi instalado em agosto de 2013 pela Secretaria de Estado do Planejamento, conta com oito câmaras temáticas que tratam das prioridades apontadas pelo Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina PDIF/SC: Saúde, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Logística, Agricultura, Pecuária e Pesca, Controle e Segurança, Educação, Desenvolvimento Econômico, Turismo Esporte e Lazer.
A região da faixa de fronteira abrange 85 municípios catarinenses distantes até 150 quilômetros da linha divisória com a Argentina. Na área de 21.002 quilômetros quadrados vivem 828.368 habitantes, o que corresponde a 13,26% da população total de Santa Catarina.
Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 8832-1734
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste
Rosália Dors Pessato
Assessoria Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/9186-9740