Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. São Lourenço sediou Seminário...

São Lourenço sediou Seminário de Socialização de trabalhos do Proesde

No sábado, 5, no auditório da SDR em São Lourenço do Oeste, aconteceu o Seminário Regional do curso de extensão do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional. Sob o tema O Ensino Superior e as Práticas Participativas na Promoção do Desenvolvimento Regional, o evento reuniu acadêmicos das regiões de São Lourenço do Oeste, Quilombo e Chapecó. Além de autoridades regionais e professor orientador Claudio Maia.

Durante este encontro, houve a socialização dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos no decorrer do curso, com foco em ações aplicáveis no seu município para o aumento da qualidade de vida da população e desenvolvimento regional.

O gerente regional de Educação, João Patinho, ressaltou a importância da ação para que os acadêmicos participem ativamente de ações em prol do desenvolvimento da região onde vivem.

De acordo com a Supervisora de Educação Superior da SDR, Joana D’arc Sutilli, as aulas tiveram início em março desde ano e foram concluídas no inicio de dezembro. Para a realização do curso de extensão, foi firmada uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Comunitária de Chapecó – UNOCHAPECÓ, que possui uma extensão em São Lourenço do Oeste.

Representando os prefeitos da região, esteve presente no encontro o prefeito de Galvão, que também é presidente da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNOROESTE). Ele parabenizou os acadêmicos pela dedicação ao Programa.

Acadêmicos da região de São Lourenço do Oeste dão ênfase ao Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural foi abordado no trabalho apresentado pelos acadêmicos que representam a região de São Lourenço do Oeste. Eles levantaram ações para divulgação da ação na região, evidenciando os benefícios. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), etc. Trata-se de uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

O Proesde

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) é desenvolvido por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão, capaz de intervir nas políticas públicas para o desenvolvimento de sua região. Puderam participar do curso alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e que atenderam alguns critérios como ter cursado pelo menos 3 semestres, além de residir na área de abrangência da SDR envolvida no Programa há, no mínimo, 2 anos.

O Projeto compreende gratuidade parcial de 70% do valor da mensalidade do Curso de Graduação e gratuidade no curso UNOCHAPECÓ/PROESDE.

Orçamento

Convênio com Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (R$ 900 mil que a Secretaria de Estado da Educação repassou para a UNOCHAPECÓ e mais R$ 184.704.00 que é o investimento realizado pela Gerência de Educação da SDR de São Lourenço).

{article Juliana Balotin – SDR São Lourenço do Oeste}{text}{/article}