Incentivos do Governo do Estado previnem êxodo rural na região de São Lourenço
O Governo do Estado de Santa Catarina dispõe de vários programas para incentivar o produtor rural a permanecer no campo, um deles é o FDR – Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural, onde o produtor pode obter recursos por meio de financiamento para investir em sua propriedade, com prazo de cinco anos para quitar o investimento, sem juros.
Na região de São Lourenço do Oeste, a Secretaria Regional e Epagri realizam um trabalho em parceria, divulgando este programa por meio de palestras e visitas às propriedades rurais da região, levando informações e cadastrando produtores, para impulsionar o setor agropecuário através de investimentos significativos nas propriedades rurais.
A ação tem apresentado resultados positivos, como se pode observar em uma propriedade rural situada no interior do município de São Bernardino chamada Linha Tramontin, onde reside o casal de agricultores Nilson Augusto e Terezinha Bao com dois dos seus três filhos, André com 11 anos e Gabriel com 20.
Há 20 anos residindo no local, Nilson afirma que os incentivos do Governo catarinense, concedidos por meio dos programas da Secretaria de Estado da Agricultura, são fundamentais para que ele permanecesse trabalhando no campo, com qualidade de vida e modernização na propriedade. Recentemente ele assinou um contrato FDR que garante o recebimento de recursos na ordem de R$ 20 mil para conclusão das obras de um barracão que está sendo edificado para armazenamento de insumos agrícolas e para abrigar o maquinário. O produtor tem um ano de carência para começar a quitar a dívida, em parcelas iguais num período de cinco anos.
Nilson conta que em 2014, foi beneficiado com o Programa Kit Pastagem, onde recebeu R$ 2 mil para aquisição de insumos para enriquecimento do solo antes do plantio de pastagem. E Em 2012, também recebeu recursos através do Programa Juro Zero para investir no sistema de irrigação. Tais ações alavancaram a produção leiteira na propriedade que hoje é coordenada pelo filho Gabriel, Técnico em Agropecuária graduado pelo Centro de Educação Profissionalizante de Campo Erê – CEDUP, uma instituição da Rede Estadual de Ensino. “Os incentivos concedidos aos produtores rurais também foram importantes para promover melhorias em nossa propriedade. Hoje temos internet, telefone, acesso pavimentado e por esta razão decidi permanecer trabalhando no campo, assim como meus pais”, relata o jovem.
Na última semana, o gerente de Agricultura da SDR, Mauro Hahn, e o Extensionista da Epagri, Laerton Holdefer, visitaram a propriedade para conferir de perto o trabalho dos agricultores e o resultado das ações que eles como agentes públicos, desenvolvem na região em prol do enriquecimento do setor agropecuário, trabalhando para que os incentivos estaduais contemplem também a região.
Informações adicionais:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
SDR São Lourenço do Oeste
E-mail:ascom@snx.sdr.sc.gov.brejuliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 8832-1734
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste