Coordenadora do Censo Escolar da SDR São Lourenço integra equipe que elaborou o Plano Municipal de Educação
A professora Neli Bastezini Kronbauer, coordenadora do Censo Escolar da Gerência Regional de Educação, integra a equipe de educadores responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Educação – PME de São Lourenço do Oeste. Nesta semana, a equipe apresentou o Plano aos vereadores e ao Fórum Municipal de Educação.
Neli destaca que no projeto constam 20 metas que seguem as diretrizes do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação. Os trabalhos para a elaboração tiveram início em outubro de 2014. Ao todo foram 28 encontros em que a equipe desenvolveu atividades que, inicialmente, seguiram as orientações de um profissional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e, posteriormente, da UNDIME.
O Plano, com diagnóstico, metas e estratégias, foi enviado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Educação ao Prefeito para que, elaborado o Projeto de Lei, seja encaminhado à Câmara de Vereadores, sendo que o Legislativo tem prazo até o dia 24 de junho para apreciar e votar a matéria. Se aprovado, o PME terá validade de dez anos. Todos os municípios brasileiros precisam elaborar o seu documento, adequando as metas à realidade local.
Vale destacar que a apresentação do Plano aos vereadores teve por objetivo contribuir para o entendimento de todas as propostas lá constantes, haja vista serem inerentes a todos os níveis e modalidades de ensino, e a todas as esferas da educação, ou seja, municipal, estadual e privada.
De acordo com a professora Neli, o Plano se justifica pela amplitude da educação e pela sua importância para o desenvolvimento social. É um documento que orienta onde e quando investir recursos financeiros e, principalmente, propõe elevar os índices de oferta e da qualidade da educação no município.
{article Juliana Balotin – SDR São Lourenço do Oeste}{text}{/article}