Escola de Educação Básica Rui Barbosa, de São Lourenço do Oeste, desenvolve projeto Sexualidade Responsável
A Escola de Educação Básica Rui Barbosa, desenvolveu durante os meses de fevereiro e março de 2015, um trabalho com os estudantes objetivando destacar a importância da sexualidade consciente.
O projeto contou com aulas ministradas pelos professores de Biologia, com destaque para temas relacionados a iniciação sexual, gravidez na adolescência, cuidados com o corpo, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e respeito às relações de gênero. Além disso, foi realizada uma mostra de métodos contraceptivos na área coberta da escola.
Os docentes que atuaram no projeto justificam a importância da ação, destacando que desta forma, a escola cumpre com seu papel de contribuir para que o jovem reflita sobre a sexualidade, estimulando a autonomia e responsabilidade com eles mesmos e com os outros.
O programa contou também com uma caixa onde os estudantes poderiam depositar no anonimato, eventuais perguntas, que foram respondidas durante a semana em que a ação foi realizada.
Atividades
A exposição de métodos contraceptivos foi realizada na área coberta da escola, onde durante os intervalos entre as aulas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer cada um deles e sanar dúvidas.
Uma outra atividade que merece destaque, trata de um exercício de responsabilidade. Todos os alunos do Ensino Médio Inovador tiveram a experiência de cuidar durante nove dias de um pintinho, visando despertar neles, ao menos parcialmente, o senso de responsabilidade por um ser vivo.
Durante o desenvolvimento dessa atividade, cada aluno elaborou um diário que continha o relato do cotidiano, tendo em vista que o pintinho deveria estar com eles em todos os momentos do dia, inclusive durante o período escolar. Esse diário serviu para fazer uma relação entre a vivência com o pintinho e uma suposta maternidade ou paternidade.
Esse diário, depois de finalizado pelos estudantes, foi analisado pelos professores que buscaram trabalhar interdisciplinarmente durante seus períodos normais de aula assuntos e experiências relatadas.
Esta atividade contemplou apenas os alunos do ensino médio inovador, tendo em vista que a maioria dos alunos do ensino médio regular noturno, e o ensino profissionalizante trabalham durante o dia o que inviabilizaria o cuidado com o pintinho em seus locais de trabalho.
Palestra final
Para fechar os trabalhos, os alunos participaram de uma palestra ministrada pelo Secretário de Saúde do município de Dois Vizinhos-PR, Claudiovani Correia, que tratou da valorização do ser humano e da família.
{article Juliana Balotin – SDR São Lourenço do Oeste}{text}{/article}