Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Alimentação escolar é tema...

Alimentação escolar é tema de encontro com representante da SED em São Lourenço do Oeste

alimentacao 20141114 2084140122

A Gerência de Educação (Gered) realizou, nesta sexta-feira, 14, uma reunião com diretores e assistentes de educação das escolas de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste. O assunto discutido foi a alimentação escolar e, para falar sobre o assunto, estiveram presentes três representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED).

 

“Alunos da Escola de Educação Básica Soror Angélica de São Lourenço do Oeste abrilhantaram a abertura do evento, com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro e também com uma dança contemporânea, representando a obra O Sonho, de Clarice Lispector”, disse o secretário regional, Enio José Vichroski.

A reunião técnica foi conduzida pelo gerente de Alimentação Escolar, Renato Tottene. Ele afirmou que o objetivo foi falar sobre o contrato que a SED assinou com a empresa terceirizada responsável pela alimentação nas escolas da SDR. “Falamos sobre como funciona o contrato e quais os procedimentos que devem ser seguidos para que ele seja respeitado. As escolas devem fazer o controle das refeições recebidas, para que a empresa receba por aquilo que foi efetivamente consumido”.

As explicações da equipe da SED foram feitas com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estabelece o direito à alimentação escolar visando garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, com acesso de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e aqueles que se encontrem em vulnerabilidade social.

Duas empresas atendem as regionais do Estado de Santa Catarina. As escolas da SDR São Lourenço do Oeste têm como fornecedora da alimentação a Nutriplus. Segundo Tottene, o cardápio é definido pela SED em parceria com as empresas. “Se é preciso, fazemos algumas adequações, desde que cumpram com as normas nutricionais. As empresas contratadas são responsáveis pelo cumprimento do cardápio, pela preparação dos alimentos e também pela contratação das merendeiras”, informou.

Estiveram presentes ao encontro cerca de 30 pessoas, sendo gestores e também equipe da Gerência Regional de Educação. “O encontro foi muito bem conduzido pelos representantes da SED e esclareceu as dúvidas que os representantes das escolas tinham sobre o controle das refeições servidas aos alunos”, avaliou a supervisora de apoio ao estudante da Gerência Regional de Educação, Torli Bamberg.

Informações adicionais:
Samara Graciolli
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9177-9790