Estudantes socializam textos e apresentações artísticas em Seminário de Língua Portuguesa
Nem o frio e nem a chuva atrapalharam as apresentações do Seminário de Socialização da Olimpíada de Língua Portuguesa na quarta-feira, 1º, no Centro de Eventos em São Lourenço do Oeste.
O evento promovido pela Gerência Regional de Educação contou com a leitura de aproximadamente 60 textos de alunos de 25 escolas públicas da região, selecionados quando da finalização da Olimpíada de Língua Portuguesa em 2014. A Olimpíada tem como finalidade a produção de gêneros poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião, todos com o tema “O Lugar onde Vivo”, e envolve alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Além da leitura dos textos, foram realizadas apresentações artísticas, uma contribuição dos municípios que compõem a região.
O seminário contou com a presença da Representante da AMNoroeste pela Undime-SC, Lucia Iliane da Costa, a coordenadora estadual da Olimpíada, Luzia Madalena Leite, e a representante da equipe nacional da OLP, Marlene Alexandroff, além de professores, secretários de educação, gestores, gerêntes regionais de educação e alunos.
Para a coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa da Gerência Regional de Educação, Neli Bastezini Kronbauer, o Seminário encerra um trabalho desenvolvido nas escolas no decorrer de 2014 de forma gratificante. “Foi um momento deveras importante, pois alunos e professores puderam socializar suas produções à comunidade. Por aproximadamente três meses as escolas estiveram envolvidas com a OLP e, agora, tivemos a oportunidade de conferir os resultados. Também, todos agregaram um pouco mais de conhecimento e desfrutaram das apresentações culturais, que sempre nos fazem melhores”.
Segundo Bastezini, os ganhos foram significativos a todos os participantes do evento e o sucesso alcançado nos credencia para a próxima edição, em 2016.