Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ministério da Saúde efetua...

Ministério da Saúde efetua Devolutiva da Rede de Atenção Psicossocial à Região de Saúde de Xanxerê e São Lourenço do Oeste

ministeriosaude 20140924 1191308413

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Planejamento e Gestão, realizou no dia 17 de setembro uma reunião, juntamente com o Ministério da Saúde, a qual foi apresentada a devolutiva da rede de atenção psicossocial do Estado de Santa Catarina. O evento aconteceu em Florianópolis.

Conforme o documento, efetuado após um estudo realizado pelas Gerências Regionais de Saúde e apresentado em relatório de avaliação técnica a respeito do Plano de Ação (PAR), da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Estado de Santa Catarina. Entre as regiões as quais a devolutiva foi realizada, está a região de saúde que atende a demanda das regionais de Xanxerê e São Lourenço do Oeste.

O documento prevê para a região de saúde três novos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) I, microrregionais que, conforme o Ministério da Saúde,  são serviços de atenção psicossocial com capacidade operacional para atendimento em municípios com população entre 20.000 e 70.000 habitantes. De acordo com o Ministério da Saúde, tais Centros terão como municípios sede São Domingos, Ponte Serrada e Campo Erê, para incentivar este último, o recurso financeiro já foi repassado.

Além disso, o documento prevê também a qualificação do CAPS I para CAPS II em São Lourenço do Oeste. Conforme a gerente regional de saúde, Maria da Graça Nomura, o CAPS II é um lugar de referência e tratamento para pessoas em sofrimento psíquico ou transtorno mental, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado integral. “O CAPS II realiza atendimento interdisciplinar e psicossocial, a pessoa vem encaminhada ao serviço e não a um profissional específico”, disse. Segundo ela, este CAPS deve atender aos sete municípios da microrregião. “O Ministério da Saúde ainda orienta que a região considere a implantação de um Serviço Residencial Terapêutico para acolhimento de pessoas moradoras dos hospitais psiquiátricos do Estado”, salientou Maria da Graça. 

Informações adicionais:
Samara Graciolli
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9177-9790

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support