Projetos do CEDUP de Campo Erê são destaques em Congresso Nacional
O CEDUP Campo Erê participou do Congresso Nacional de Ensino Agrícola, Congresso Estadual dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina e Encontro Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina, realizado em Joinvile de 12 a 14 de setembro.
Os objetivos do Congresso Nacional e Estadual do Ensino Agrícola são apresentar os trabalhos científicos desenvolvidos nas escolas, aperfeiçoamento dos profissionais da área, discutir os assuntos da categoria e definir rumos para o segmento.
O CEDUP de Campo Erê foi a única escola da esfera Estadual a se fazer presente no Congresso, que contou com a participação de professores, alunos e profissionais Técnicos Agrícolas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Distrito Federal, além de representantes de outros estados.
Segundo a diretora do CEDUP, Ignez Pansera Perruzzo, vale destacar a importância das Conferências, painéis, mini cursos e palestras ministradas durante o Congresso que foram enriquecedoras para os participantes.
O CEDUP de Campo Erê participou com os professores Nelson Rintzel, Odete Daneluz Rintzel e Rafael Boni e com dez alunos que apresentaram os projetos. O próximo Congresso será em 2016, no Instituto Federal de São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão.
Dentro de muitos projetos desenvolvidos no Brasil entre alunos e profissionais dos cursos técnicos e licenciatura do Ensino Agrícola, foram selecionados 35 para serem publicados e expostos e apresentados durante o Congresso. Dentre os 35 projetos, cinco são do CEDUP de Campo Erê, sendo os seguintes :
– AVALIAR A EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE MILHO (Zea mays) COM APLICAÇÃO DEINOCULANTE (Azospirilun brasiliense) Alunos: Alencar Bevilacqua Santin Dener Tesk Profº Orientador Nelson Rintzel
– AVALIAR A EFICIÊNCIA DE INSETOS TRITURADOS NA REPELÊNCIA DE PRAGAS.
Alunos: Chérllyn Dias e Lucas Somavilla, Prof Orientador Rafael de Barba
– ANALISAR NÍVEIES DE AÇÚCAR E A PRODUÇÃO NA CULTURA DA BETERRABA COM ADIÇÃO DE DIFERENTES SUPLEMENTOS.
ALUNAS: Rafaela Dulcieli Daneluz Rintzel e Jéssica Mayara Nemirski , Prof Orientador Rafael de Barba
– AVALIAR A IMPORTÂNCIA DA ÁREA FOLIAR PONTEIRA E BAIXEIRA NA PRODUTIVIDADE DO MILHO.
Alunos: Mathias Back e Guilherme Engel. Profº Orientador Nelson Rintzel
– AVALIAR A PRODUÇÃO DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris) COM DIFERENTES NÍVEIS DE ADUBAÇÃO COM ESTERCO DE AVES DE CORTE.
Alunos: Lucas Follmann e Raquel Tatieli Daneluz Rintzel, Profº Orientador Nelson Rintzel
Informações adicionais:
Samara Graciolli
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9177-9790