São Joaquim sedia etapa regional do 10º Prêmio Epagri Escola Ecologia

Com o objetivo de premiar as escolas como incentivo na ampliação do trabalho de Educação Ambiental Rural visando à construção de sociedades sustentáveis em parceria com instituições públicas e privadas e com a sociedade civil foi realizada a etapa regional do Prêmio Epagri Escola Ecologia “Marcia Mortari”. Com abrangências nas Regionais de Lages e São Joaquim, o evento foi realizado nesta quinta-feira, 25, na Agência de Desenvolvimento Regional, em São Joaquim e reuniu professores, alunos, colaboradores da Epagri e autoridades.
Participaram do prêmio, sete escolas dos municípios de São Joaquim, Urubici, Painel e Anita Garibaldi, que abrangeu aproximadamente 450 alunos. A escola José Borges da Silva, de Anita Garibaldi foi a vencedora com o projeto de reciclagem de lixo, que envolveu 76 alunos. O segundo lugar foi conquistado pela Escola Nucleada Bernardo Henrique Warmeling, da comunidade de Santa Terezinha, de Urubici. Já a 3ª colocação ficou com a Escola Básica Municipal Octávio Antunes de Souza, da comunidade de Bentinho, de São Joaquim. Também participaram a Escola Santo Antonio, de Painel; Escola Nucleada Rio Vacarianos, de Urubici; e as escolas Maria Aparecida Nunes, do Arvoredo e Jarbas Amarante Ferreira, do Boava, ambas de São Joaquim.
O prêmio para o melhor colocado é uma viagem ao Jardim Zoológico de Pomerode nos dias 8 e 9 de setembro. Também foi realizada no Hall da ADR, a visitação à Exposição do Inventário Florístico de Santa Catarina e dos trabalhos das escolas e a palestra “Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina”.
Em nome dos alunos, Nicoly, da Escola do Boava, deixou uma mensagem: “Precisamos pensar no nosso futuro, vamos plantar árvores, afinal, se nós não fizermos quem irá fazer”, disse a aluna. Para encerrar o encontro, os alunos receberam como lembrança, uma muda de espécie florestal para ser plantada e servir como símbolo do evento e na contribuição a melhoria do ambiente.
O gerente regional da Epagri, Nazaro Vieira Lima, ressaltou a contribuição dos extensionistas e de toda a equipe da Epagri para a concretização do Prêmio Epagri Escola Ecologia. Também reforçou a importância do projeto para a conscientização e preservação do meio ambiente. “Os alunos e professores são imprescindíveis na multiplicação da preservação, e dessa forma, garantir as gerações futuras, ambientes tão bons, quanto o que hoje vivemos”, salientou.
A secretária executiva da Agência Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, destacou que as crianças precisam ser o exemplo na preservação do meio ambiente. “Vamos valorizar nosso meio ambiente, nossas riquezas. Plante uma árvore, plante o futuro”, afirmou.
O evento foi promovido pela Epagri, com o apoio do SC Rural. Também contou com as parcerias dos municípios, através das secretarias municipais de educação e agricultura, entre outros órgãos. A Exposição do Inventário Florístico de Santa Catarina permanece no Hall da Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim até no dia 9 de setembro e é aberta ao público.
Informações Adicionais para imprensa
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim
E-mail: sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: (49) 3233-8301 / 91481016 / 91025054
Site: www.adsrs.sc.gov.br/adrsaojoaquim