Mais de 1,1 mil pessoas participam do Senafrut em São Joaquim

Com a participação de mais de 1,1 mil pessoas, entre pesquisadores, fruticultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, professores, estudantes, expositores e colaboradores, iniciou-se nesta terça-feira, 14, no Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella, em São Joaquim, o 12º Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Senafrut).
Na cerimônia de abertura, a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, destacou a importância da fruticultura e do evento, que proporciona a integração entre o setor produtivo. “A cada edição realizada, o Senafrut nos surpreende. O evento engrandece São Joaquim reunindo aqui um grande público de diversos municípios brasileiros, que buscam o conhecimento para sua atividade”, afirmou a secretária.
O coordenador do seminário, o engenheiro agrônomo Marcelo Cruz de Liz, ressaltou a importância da fruticultura de clima temperado para Santa Catarina e para o Sul do Brasil. “Nosso objetivo é contribuir com as demandas e a atualização técnica de todos os segmentos envolvidos na fruticultura. O evento proporciona troca de experiências entre os participantes, maior conscientização e organização do setor, fortalecendo o associativismo e cooperativismo”, enfatiza o engenheiro agrônomo.
O seminário aborda importantes temas como mercado da maçã, mudanças climáticas, uso de fitorreguladores na fruticultura, doenças e pragas, mecanização dos pomares, armazenamento de frutos, manejo de plantas e cobertura de pomares.
O evento, que se encerra nesta quinta-feira, 16, tem como objetivo transmitir informação, conhecimento e transferir tecnologias através das 22 palestras, um minicurso sobre polinização e a apresentação de 165 trabalhos científicos. No espaço de exposição, 50 empresas e 75 estandes, ligados ao setor, apresentam seus produtos, serviços, máquinas e implementos a disposição dos participantes, com intuito de realizar negócios e gerar maior eficiência no seu empreendimento.
O Senafrut é uma realização da Epagri, promovido pela Prefeitura de São Joaquim, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e ADR São Joaquim, Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap), Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (Assea) e Embrapa.
{article Elenise Melo Nunes – ADR São Joaquim – Assinatura}{text}{/article}