Programa irá possibilitar atuação de estudantes de medicina na Rede do SUS em São Joaquim
Foi aberto oficialmente nesta segunda-feira, 16, o Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde), para os municípios da Serra Catarinense. O encontro foi realizado no Auditório do CAV/Udesc, em Lages, e contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Regional – São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, os gerentes regionais de saúde de Lages e São Joaquim, Camilia Bacin e Leandro de Almeida e os demais envolvidos com o PET.
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde, direciona ações para o fortalecimento de áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde, com o propósito da educação pelo trabalho, com a disponibilização de bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde.
Integram o Programa, os cursos de Fisioterapia, Medicina e Biomedicina, da Uniplac e Medicina Veterinária, do CAV/Udesc. São Joaquim receberá quatro universitários de Medicina. O município de Otacílio Costa envolverá os alunos de fisioterapia; Campo Belo do Sul, estudantes da Medicina Veterinária e São José do Cerrito, alunos de Biomedicina.
A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional- São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, ao dar as boas vindas a todos os envolvidos com o projeto, ressaltou a importância do programa para melhorar os baixos índices de saúde da Serra Catarinense.
A gerente regional de saúde de Lages, Camila Bacin, explica que o PET já é realizado em Lages, e que pela primeira vez no país, o Programa é feito regionalizado, se estendendo a mais quatro municípios. “Os universitários irão para os municípios uma vez por semana para desenvolver ações na Saúde Primária”, destacou.
{article Elenise Melo Nunes – ADR São Joaquim – Assinatura}{text}{/article}