Bombeiros formam alunos para atendimento básico à emergências
Na última quinta-feira, dia 19 de março, a Companhia de Bombeiros Militar de São Joaquim realizou a formatura de 31 alunos da 3ª turma do Curso Básico de Atendimento à Emergência, na Casa da Cultura em São Joaquim. O curso, realizado entre 3 e 16 de março, tem por finalidade capacitar pessoas da comunidade para agirem em situações de emergências, atuando na primeira resposta, evitando ou minimizando consequências desastrosas, além de ser uma forma de selecionar cidadãos para atuar futuramente como bombeiro comunitário junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
O curso abrange noções básicas de primeiros socorros, noções de extinção de incêndio, sistemas preventivos contra incêndios e noções de percepção e gestão de riscos e atuação inicial em acidentes.
O Tenente Arthur Eugênio da Silveira Júnior, comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de São Joaquim anunciou que em breve será formada uma turma de 40 alunos para o curso avançado de atendimentos à emergências – nível ll. “Nesta turma quatro alunos obtiveram média 10. Os primeiros colocados desta e das outras duas turmas estão com as vagas garantidas para o nível ll e as outras 34 vagas serão preenchidas após um processo de seleção”, ressaltou.
O tenente acrescentou que as parcerias são fundamentais para um resultado melhor. “Não tenho dúvidas de que toda a sociedade poderá contar com vocês para ajudar-nos, mais ainda, na superação de desafios que a sociedade organizada continuará trazendo ao indispensável ato de salvar vidas”, salientou o tenente Arthur.
O gerente de Administração da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – São Joaquim, Luiz Gonzaga Costa parabenizou os alunos e destacou a participação da comunidade e da realização dos cursos para que futuramente hajam mais bombeiros comunitários.
O tradicional banho nos formandos, feito em frente ao Banco do Brasil encerrou a cerimônia.